O Software IDEAGRI é operado através de diversas janelas referentes aos seus aplicativos. Tais janelas possuem uma padronização que, ao ser conhecida pelo usuário, possibilita uma navegação mais rápida e fácil através dos recursos do sistema. A dica, que aborda a tela ‘Cadastro simples’ faz parte da série 'Conheça o padrão das telas do IDEAGRI', composta de 7 publicações – clique aqui e confira a lista completa.

 

A navegação nas telas IDEAGRI pode ser bastante otimizada através do uso de teclas de atalho. Para conhecê-las, leia a dica 'Ganhe tempo no lançamento de dados. Conheça as principais teclas de atalho do IDEAGRI'.

 

Como exemplo de uma tela do tipo 'Cadastro Simples', veja a janela 'Safra':

  

Img

 

Img

 

 

Para incluir dados neste padrão de tela, basta clicar no botão 'Incluir' e acrescentar as informações pertinentes.

Img

 

 

Campos em amarelo são de preenchimento obrigatório.

Img 

 

 

Para navegar entre os campos, você pode pressionar a tecla TAB do seu teclado ou clicar sobre o campo desejado.

Img 

 

 

Para editar os dados cadastrados, clique duas vezes em cima do campo desejado e mude as informações necessárias.

Img  

 

 

Não se esqueça de gravar as informações cadastradas ou editadas.

Img

 Img 

 

Para excluir algum dado cadastrado, selecione a coluna 'Ação' correspondente ao item a ser apagado e depois clique em 'Excluir'. Atenção! Não é possível excluir um registro que já esteja sendo utilizado em qualquer ponto do sistema, isto é, que esteja vinculado a algum lançamento já realizado. Isso garante a consistência do banco de dados e está presente não apenas nas telas de cadastros simples como em todo o sistema.

 

Img 

 

Uma funcionalidade importante, presente em todos os padrões, é a exportação do conteúdo das telas para arquivos no formato CSV, que trazem os dados tabelados e podem ser abertos como planilhas do Excel. Saiba mais através da dica: 'Exporte os dados das telas do IDEAGRI diretamente para csv e abra no Excel sem se preocupar com formatos'.

 

Série de dicas 'Conheça o padrão das telas do IDEAGRI'  Topo

 

Tela

CONSULTA

Utilizado para uma simples conferência de dados padrões, pré-cadastrados no sistema. Nas telas que utilizam este padrão não é possível incluir, excluir ou mesmo editar os dados. As rotinas do sistema que utilizam esse padrão de tela são vinculadas a outras rotinas.

Para acessar a dica clique aqui

Tela

CADASTRO SIMPLES

Permite, de maneira simples e rápida, a inclusão, conferência, edição e exclusão de dados. Na maioria das rotinas que utilizam este padrão de tela, os dados cadastrados serão utilizados posteriormente por outras rotinas do sistema.

Você está aqui

Tela

CADASTRO DETALHADO

Possibilita a consulta, inclusão, edição e exclusão de informações. Este padrão possui várias funcionalidades e campos para lançamentos, permitindo registros mais completos, confiáveis e práticos.

Para acessar a dica clique aqui

Tela

IMPORTAÇÃO DE DADOS

Ocorre em rotinas que viabilizam a importação, para o IDEAGRI, de dados provenientes de outras fontes.

Para acessar a dica clique aqui

Tela

MOVIMENTAÇÃO DE DADOS

Facilita o trabalho de transferência, migração de dados entre categorias, estágios, classificações, pois conta com uma funcionalidade prática de movimentação de dados.

Para acessar a dica clique aqui

Tela

LANÇAMENTO DIRETO

Permite a inclusão de dados de maneira ágil no grid de lançamentos, que é a área central das janelas IDEAGRI.

Para acessar a dica clique aqui

Tela

LANÇAMENTO COLETIVO

Viabiliza a inserção dos dados por meio de um grid que contém inúmeros campos com o objetivo de tornar mais completo o lançamento das informações referentes a cada rotina.

Para acessar a dica clique aqui