O documentário “Pecuária Brasileira – História, Presente e Futuro”, idealizado pela Fazen, com apoio e execução da Agro Experience, tem como principal objetivo a valorização do produtor rural, por meio do resgate da história da pecuária no País. O projeto abrange ainda as perspectivas do setor para os próximos anos, a partir da visão de diversos personagens que participaram da construção da pecuária no Brasil. A série de vídeos, além de contar um pouco da história da pecuária e do dia a dia do homem do campo, abrange o levantamento de números financeiros e ambientais que são mostrados junto com as entrevistas ao longo dos 180 minutos da obra, a partir de 19 vídeos divididos em quatro blocos: Pessoas que Fazen, As Raças e as Associações, As Tecnologias da Pecuária e A Indústria da Carne e do Leite.

"A Fazen, além de uma oportunidade de negócio muito interessante, nasceu com o propósito de ajudar a pecuária a dar um salto de patamar. Com isso, definimos como propósito da empresa valorizar o fazendeiro, não só ajudá-lo a ganhar mais dinheiro, mas também fazer um trabalho de resgate da cultura e falar sobre a importância desse setor que emprega hoje sete milhões de pessoas no Brasil", detalha o fundador da Fazen e produtor do documentário, Vasco Oliveira Neto. Ele acrescenta que é uma satisfação pessoal poder falar sobre um assunto de enorme significado para a sua vida e a da família.

"Após nos dedicarmos a um projeto durante quase nove meses, é muito gratificante ver, de fato, como as pessoas que participaram e que vivem essa realidade são apaixonadas pelo seu trabalho. São pessoas que fazem", ressaltou. "Nós vivemos uma jornada fazendo este projeto, foi um trabalho longo, de domingo a domingo visitando pessoas que abriram gentilmente o coração, as suas casas e a história das suas famílias. Sem dúvida, foi um crescimento pessoal e profissional muito grande, e trazer para a capital um evento como esse foi a nossa maneira de tentar mostrar para a cidade o mundo que existe no interior", destacou o diretor e produtor do documentário, Thiago Cardoso.

Sobre a Fazen - A Fazen é um novo conceito de comercialização de produtos e serviços para uma fazenda. A empresa nasceu do sentimento de que a sociedade em geral não conhece nem valoriza de forma adequada o papel do pecuarista, a sua importância histórica, social e econômica. A Fazen acredita e valoriza o trabalho diário de milhares de pecuaristas – pequenos, médios e grandes e se apresenta para oferecer a melhor e mais completa solução para o mercado pecuarista do Brasil com o fornecimento de 100% da necessidade de consumo de uma fazenda: seja de corte ou de leite. A empresa tem como investidores a Monashees, fundo de capital americano que tem em seu portfólio empresas como 99Táxi e Elo7; indiretamente a Kinea Investimentos, Private Equity do Grupo Itaú Unibanco; e GEF Capital - Global Environment Fund, além do empresário Vasco Oliveira Neto, que possui uma longa história familiar ligada à pecuária e uma bem-sucedida carreira no setor de logística. A Fazen inaugurou sua primeira loja física em Goiânia no mês de setembro e atende diversas regiões do Brasil por meio da central de vendas por telefone, Internet e sua equipe de consultores para grandes contas. Além disso, oferecerá a sua completa plataforma de serviços, incluindo conteúdo, consultoria, software, gestão e treinamento e uma rede de líderes discutindo e transformando a pecuária.

Link para o vídeoEpisódioSinopses
Apresentação da sérieVasco Carvalho Oliveira Neto, CEO da Fazen, explica quais foram os principais motivos para a criação do projeto "Pecuária Brasileira - História, Presente e Futuro".
História da Pecuária - Parte 1

Você conhece de onde vem o que você consome?

Se você come carne, toma leite ou derivados, usa qualquer coisa de couro ou outros cerca de 100 produtos que têm origem no gado e você nem imagina, precisa assistir para entender um pouco mais desse setor tão importante que gera mais de 7 milhões de empregos e um faturamento de quase R$ 500 bi por ano.

História da Pecuária - Parte 2

Você sabe como os pecuaristas venceram o cerrado e ajudaram a desenvolver novas cidades e regiões do país?

Esse é o tema central do 2º Episódio da nossa Web Série "Pecuária Brasileira - História, Presente e Futuro"!

Mulheres na Pecuária

Elas estão dominando o Mundo!

Na pecuária, uma atividade onde predominavam os homens, elas são cada vez mais importantes e triplicaram a sua presença em cargos de gestão nos últimos 10 anos. E esse protagonismo não é de hoje! Você sabia que a primeira boiada do Brasil foi importada por uma mulher? Se você quer conhecer mais do papel da mulher na pecuária, não deixe de assistir o 3º episódio da nossa Web Série "Pecuária Brasileira - História, Presente e Futuro.

Coração Sertanejo

Você sabe como o sertanejo conquistou a cidade?

Fernando & Sorocaba e Milionário & Marciano contam como a música sertaneja saiu do campo e invadiu a cidade.

Zebu, o legado brasileiro para o mundo

Você sabia que criamos um gado que é admirado pelo mundo todo?

Confira e assista esse episódio que conta a história das façanhas dos personagens das últimas importações de gado vivo.

Sociedade Rural Brasileira e ABCZ

Você sabe o papel fundamental das associações de classe no desenvolvimento da pecuária e do País?

A ABCZ é a maior associação de gado do mundo e a Sociedade Rural Brasileira, nos seus quase 100 anos, já contribuiu com a formação de 18 secretários e 3 ministros.

Nelore, o milagre brasileiro

Você sabia que o nelore foi um dos grandes responsáveis pelo avanço da pecuária em nosso País?

O Nelore foi a raça que melhor se adaptou ao nosso clima tropical e, por isso, é considerada a responsável por desbravar o cerrado brasileiro e contribuiu para o Brasil ser o maior exportador de carne do mundo. Conheça mais desta raça fantástica.

As raças leiteiras

O gado Holandês, Gir Leiteiro, Girolando e Jersey possuem diferenças e semelhanças em suas histórias e origens.

Conheça mais destas raças que são as grandes responsáveis pela produção do leite que bebemos.

As Raças Taurinas

Você sabia que as raças taurinas foram fundamentais para o Brasil atingir a excelência em qualidade de carnes?

Com certeza você já provou carnes de extrema qualidade por causa das características presentes nas raças abordadas neste video. Venha conhecer a história e origem de cada uma.

As Raças Zebuínas

Você conhece as raças zebuínas?

Cerca de 80% do rebanho de gado nacional tem sangue de raças zebuínas. Venha conhecer a história e origem de cada uma.

Intensificação da Pecuária

Você conhece a forma como nosso rebanho é produzido?

A pecuária brasileira está se intensificando. Conheça um pouco sobre pastagem e confinamento, os benefícios diretos e indiretos ligados ao sistema de produção.

Reprodução na Pecuária

Você conhece as principais técnicas de reprodução de gado?

Venha conhecer mais sobre Inseminação Artificial, Fertilização in Vitro, Transferência de Embrião e Genômica na pecuária brasileira.

Melhoramento Genético na Pecuária

Gostaria de saber mais sobre os principais programas de melhoramento genético do Brasil?

Confira a história, o presente e o futuro dos programas de melhoramento da EMBRAPA, ANCP e PMGZ – ABCZ.

Sanidade na Pecuária

Mercado de 5 bilhões de reais está em plena transformação.

Confira como a sanidade animal está contribuindo para sermos líderes na produção de carne bovina mundial em clima tropical e na segurança alimentar de nosso país.

Gestão na Pecuária

Entenda como a gestão contribuiu para sermos o maior exportador.

E como será fundamental para alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050.

Sustentabilidade na Pecuária

Integração lavoura-pecuária e bem estar animal: as novas tendências da pecuária.

Conheça mais sobre origem, evolução e características dos sistemas de Integração Lavoura Pecuária e Floresta. Um projeto Fazen e realização Agroexperience.

A carne que comemos

Boutiques de carne: a nova tendência da cidade.

Descubra os bastidores das melhores casas de carne e as tendências das mudanças dos apaixonados por carne.

A Indústria do Leite

Leite: uma cadeia que gera uma receita média de quase r$ 70 bilhões ao ano.

Você sabia que São Paulo e Belo Horizonte são as únicas capitais brasileiras que não possuem laticínios? Assista o video e veja porque essa é uma atividade do agronegócio que vai passar por uma transformação nos próximos 10 anos.

O Brasil conquistando o mundo

Brasil, o maior exportador de carne bovina do mundo.

Entenda como o Brasil construiu o programa de maior tecnologia do mundo de vacinação animal.

-