O programa da Ouro Fino, sobre a fazenda do Engenho, mostra a relação histórica entre a fazenda e o município de Baependi, no sul de Minas Gerais. A propriedade, do grupo Gera Leite, trabalha com investimentos em genética, nutrição e sanidade bovina. A linha Ouro Fino usada nas biotecnologias de reprodução contribui para o incremento da prenhez do rebanho. A fazenda é parceira e usuária do IDEAGRI.

Fonte: Programa Ouro Fino em Campo


A Fazenda do Engenho, localizada no município de Baependi, foi adquirida por Waltenir de Castro Pereira na década de 80, mas só a partir de 1992 começou a produzir leite, através de seu filho Marcelo Faria Pereira, que na época, produzia 300 litros/dia com um rebanho de 80 vacas.

Hoje, trabalhando em parceria com sua irmã Marilze, a produção é de 3.500 litros/dia com cerca de 140 animais em lactação, num total de 340 cabeças de gado Holandês. Considerando a área total da fazenda, a produção é relativamente alta, pois são apenas 75 hectares de terra.

A partir de 1996, a Fazenda do Engenho atinge 100% de inseminação artificial. Todo o rebanho se alimenta em pastejo rotacionado de Novembro a Abril e nos outros 6 meses é servido silagem de milho, cana e concentrado.

Uma grande preocupação dos proprietários é produzir mais leite, em menos área e com muita responsabilidade, preservando assim as A.P.P. (Áreas de Preservação Permanente), usando piquetes rotativos, plantando árvores nativas e reflorestando áreas com participação escolar.

Visite o site do 'Grupo GERA LEITE': www.grupogeraleite.com.br