A Fazenda Fazendinha, localizada em Três Corações (MG), de propriedade do Sr. Adilson Levindo Pereira, foi vice-campeã na premiação do IILB 2019, sendo a fazenda uma referência na produção de leite no Brasil, segundo seus indicadores produtivos, reprodutivos e sanitários do ano de 2018, medidos pelo Índice Ideagri do Leite Brasileiro – IILB. Combinados, esses parâmetros conferiram à Fazenda Fazendinha o segundo melhor Índice Geral, destacando-a na cadeia produtiva do leite no país.

A história da Fazenda Fazendinha remonta ao ano de 1936. Naquela ocasião, o ainda jovem Syllas Andrade Pereira recebeu seu quinhão hereditário naquela propriedade, correspondente a 1/7 da gleba total. Com 20 anos de idade, primário incompleto, muita vontade e disposição, resolveu se aventurar e partiu liderando tropeiros na compra de gado de corte em cidades do entorno do triângulo mineiro. Comprava o gado e pagava com cheque, sem provisão de fundos. Viajava de volta com a boiada. Dormia ao relento nos pousos, tomando chuva, passando frio. Chegando em Três Corações, em viagens que duravam algo em torno de 15 dias, vendia o gado e corria para depositar o dinheiro no banco. Naquela época, a compensação do cheque demorava até 21 dias. Assim, nesta labuta, juntou os recursos financeiros para comprar as 6 partes de seus irmãos na Fazenda Fazendinha.

Casou-se em 1952 com Sebastiana, que foi o seu esteio laboral. Concluiu que não mais poderia permanecer tanto tempo fora de casa, pois desejava participar ativamente da criação de seus filhos. Assim, em um retiro leiteiro de terra batida, desnivelado, cheio de ondulações que se acentuavam em demasia na estação chuvosa, começou a atividade da exploração leiteira. Banco de um pé só, atado à cintura, lá estava ele. Ora agachado, ora em pé, tirando o leite com as mãos ásperas de tanto trabalhar. O leite colhido descansava em poucos latões de 50 litros, mergulhados em tanque de água corrente. Lá a energia elétrica surgiu nos idos de 1976. Naquela época, a idade de uma novilha era armazenada na memória do retireiro. Dizia ele: “Venâncio, qual é a idade daquela novilha malhada? E o Venâncio respondia: “Sr. Syllas, esta novilha nasceu no dia da festa de São Sebastião do ano passado, lembra? “. Nada de registro escrito.

Já sob a liderança de seu filho Adilson Levindo, aos poucos, o leite foi se tornando prioridade na fazenda. Desde 2011 a fazenda não possui boi e a inseminação artificial, com touros selecionados, é feita em 100% do plantel. Em 2016, o neto, Júlio César, decidiu largar a gerência de uma Multinacional Automotiva e se dedicar, de forma integral, à fazenda. Hoje, Adilson e Júlio são responsáveis pela Fazenda Fazendinha.

Atualmente, são vendidos, diariamente, 8.000 litros de leite, produzidos por 265 vacas em lactação. O leite produzido é beneficiado pelo Laticínio Verde Campo. A fazenda tem um plantel de 620 animais. Em 2018, a fazenda conseguiu fechar o ano com média de DEL de 151,57, um valor considerado excelente. Para o ano de 2019, investimentos em tecnologia estão planejados, inclusive a construção de mais um barracão de Compost Barn, de sistema tratamento de dejetos e a aquisição de um novo vagão, importado da Alemanha.

A qualidade do leite é um ponto forte na fazenda

Após o investimento em qualidade, a fazenda obteve uma contagem de células somáticas (CCS) abaixo de 150 e uma contagem bacteriana total (CBT) menor do que 10. Com isso, a Fazenda chamou a atenção da Verde Campo, laticínio da Coca-Cola no Brasil, que é referência em qualidade do leite.

A fazenda também atendeu todos os requisitos para as quatro certificações disponíveis na Verde Campo, agregando valor no produto e procedimentos de Boas Práticas na rotina.

Fazenda Fazendinha & Verde Campo

"A mudança para a Verde Campo foi muito importante para a fazenda e nossa parceria tem sido fundamental para alcançarmos nossas metas", destaca Júlio César.

Destaques

Os indicadores de desempenho reprodutivos da fazenda são, também, excelentes. Outro ponto que merece destaque são as taxas de mortalidade na fazenda, que são muito baixas.

Fazenda Fazendinha & Ideagri

A Fazenda Fazendinha foi uma das pioneiras na utilização do sistema de gestão Ideagri, em Três Corações e região, sendo usuária do sistema desde 2011. O veterinário da fazenda, Lucas Golçalves Pereira, presta assitência à Fazenda Fazendinha e usa o sistema Ideagri para acompanhar o desempenho da fazenda.  

 

 

 

"Na época eu morava em Belo Horizonte e atuava como engenheiro do grupo Fiat. A única maneira de conseguir acompanhar os resultados da fazenda era através do ideagri web. Tenho usado o sistema, desde então, e estou muito satisfeito com as ferramentas e parceria da Equipe Ideagri."

 Júlio César, Fazenda Fazendinha

 

Fotos da fazenda

 

Imagem Imagem
   
Imagem Imagem
   
Imagem Imagem

 

 

 

 

O acesso à plataforma www.iilb.com.br pode ser feito de forma gratuita, por qualquer pessoa interessada nas análises.

Para conferir o boletim completo e fazer seu cadastro, clique aqui, acesse o site www.iilb.com.br e bom proveito!