A Fazenda Figueiredo, localizada no município de Cristalina - GO, de propriedade de Reinaldo Figueiredo, é uma das maiores e mais eficientes fazendas de produção de leite do Brasil. A capacidade atual é para 720 vacas em lactação nos dois free-stalls construídos. A expectativa de crescimento é superior a 20% para 2012 e 2013, assim a fazenda iniciou, em abril uma nova fase de construções, para suportar o crescimento. A fazenda Figueiredo é parceira e usuária do sistema de gestão IDEAGRI.

Em um primeiro momento está sendo construído um novo centro de manejo de recria, para separar o trânsito de animais jovens do trânsito animais adultos. O centro também será utilizado para o manejo de receptoras e para a realização de coletas e transferências de embriões. O piso será de borracha, com:
- tronco do tipo americano;
- tronco casqueador;
- tronco de palpação de novilhas;
- pedilúvio e;
- banheira para pulverização.

Os preparativos para erguer os postes do novo free-stall estão em andamento. A capacidade será de 360 vacas em lactação. Na nova instalação serão alocadas as novilhas que entrarão em lactação até o final desse ano. O diferencial desse novo free-stall será piso de borracha em seus corredores e maior espaço para as vacas.

Após esta etapa, outros projetos serão iniciados:
- mais um barracão para o armazenamento de feno e outros ingredientes da fábrica de ração.
- ampliação o bezerreiro (atualmente o espaço é para 128 bezerros) – o projeto visa a alocarão de 300 bezerros ao todo.

Está em estudo instalações para tratamento de dejetos, com separador de areia, separador de sólidos, banheiras para reaproveitamento de água e também um biodigestor.

O novo investimento tem como objetivo: a produção de leite com mais qualidade, sem agredir o meio ambiente, trazendo soluções de energia renováveis. O sistema de manejo de dejetos será desenvolvido para oferecer as melhores soluções para uma operação sustentável, além de oferecer maior conforto para as vacas, para que possam produzir e se reproduzir mais.

RESPONSABILIDADE SOCIAL. O manejo de dejetos é um foco global e um assunto discutido cada vez mais pela sociedade e autoridades. Ambos exigem ações proativas para minimizar o máximo possível o impacto ambiental das operações agropecuárias. A Fazenda Figueiredo está se empenhando ao máximo para fazer a sua parte.

Imagem

Construção do centro de manejo

Confira mais notícias em: http://www.fazendafigueiredo.com.br



Texto: Reinaldo Carlos Figueiredo, revisado por Vanessa Bortolanza Figueiredo