Confira o primeiro artigo da série, com vídeo, sobre a Fazenda Santa Luzia, produzida pela Agroceres Multimix. A fazenda Santa Luzia e a Agroceres Multimix são clientes e parceiras da Ideagri.

De que forma os investimentos voltados ao meio ambiente e às pessoas interferem no leite que você consome?

Sabemos que vários fatores interferem na qualidade do leite que adquirimos nas prateleiras dos supermercados, tais como: o animal, a raça, nutrição, higiene, armazenamento, entre outros. No entanto, negligenciamos os investimentos socioambientais.

A Fazenda Santa Luzia, pertencente ao Grupo Cabo Verde e localizada em Passos-MG, é modelo vivo de gestão socioambiental dos recursos. Pensando em intensificar sua escala de produção de leite, o administrador da fazenda, Maurício Silveira Coelho, atentou-se aos mínimos detalhes e investiu em ferramentas capazes de trazer benefícios para seus negócios, para os funcionários e o consumidor final.

Todo dejeto gerado pelos animais da fazenda é tratado por biodigestores e o gás produzido é aproveitado na geração de energia elétrica, gerando autossuficiência desse recurso. Já os líquidos resultantes são utilizados na fertirrigação, contribuindo diretamente com o fornecimento de macro e micro nutrientes para o pasto que é consumido pelos animais.

Considerando ainda, que o leite é constituído por cerca de 87% de água, podemos imaginar como esse elemento é importante para o animal. Por isso, a ideia é fornecer uma água tão boa quanto aquela que nós mesmos consumimos. Na fazenda, o tratamento da água tem espaço garantido. Toda água de chuva é captada e reutilizada na irrigação, limpeza das instalações e resfriamento das vacas, além disso, uma estação de tratamento de água (ETA), com estrutura para a produção de seu próprio cloro – fonte do tratamento -, garante alta qualidade da água.

E quem não se sentiria motivado ao saber que o seu trabalho ajuda na preservação do meio ambiente e garante um futuro melhor para as próximas gerações?

Os funcionários da Santa Luzia atuam diretamente em cada passo que a fazenda dá em direção ao desenvolvimento sustentável. Motivação que, sem dúvida, também é refletida na produção do leite.

A gestão integrada dos recursos e a responsabilidade socioambiental interferem diretamente na qualidade e sabor do leite, fatores exigidos pelo consumidor que pode não ter ideia da proporção de retorno que tais investimentos geram para vida, mas que valorizam um produto de origem confiável, com qualidade e que cumpre com o papel de preservação dos bens mais valioso da Terra.

Agroceres Multimix. Muito Mais Que Nutrição. Convida você a conhecer um pouco da Fazenda Santa Luzia, através de imagens que podem falar muito mais do que palavras. Confira:

 

Fonte: http://www.agroceresmultimix.com.br/blog/fazenda-santa-luzia-fatores-socioambientais/