Leia sobre a evolução da Fazenda Santa Maria (Juiz de Fora, MG), que foi uma das pioneiras na utilização do Sistema IDEAGRI. Nossa parceria com a equipe da fazenda, de propriedade de Marcus Vinícius Carvalho, tem rendido ao longo dos anos excelente frutos. Para Marcus, produzir leite depende de um tripé: genética, nutrição e manejo. Animais geneticamente superiores produzirão mais leite, nas mesmas condições de manejo e nutrição.

Localizada em Juiz de Fora (MG), a Fazenda Santa Maria foi adquirida, em 1983, pela família de Marcus Vinicius Borges de Carvalho. Na época, os pais moravam em Santos (SP) e o avô materno gerenciava a propriedade. A atividade leiteira sempre foi o carro-chefe da fazenda, no início, com gado mestiço adquirido na região. "Meu pai, muito empreendedor, em 1988, investiu na construção de um barracão Free-Stall, para 80 vacas, a e nos primeiros animais da raça Holandesa, oriundos da região de Arapoti (PR)", afirma Marcus. A fazenda é pioneira na utilização do Sistema IDEAGRI.

Em 1990, foram importadas mais 30 novilhas holandesas, dos Estados Unidos. Na mesma época, foi criada, e Juiz de Fora, uma cooperativa de produtores para produzir leite tipo B. Esse Leite era processado no Instituto Cândido Tostes. A Fazenda participou da fundação da cooperativa e passou a produzir leite tipo B.

Em 1993 foi construído o segundo Free-Stall, para mais 80 vacas. "Naquele mesmo ano, construímos a granja leiteira para produção do leite tipo A, com a marca Marvin."

imagem

De 1993 a 2002, a fazenda foi administrada, a distância, pelos pais de Marcus, que sempre dependeram de recursos externos para custear as atividades. Em outubro de 2002, Marcus assumiu administração da Fazenda, com o desafio de torna-la lucrativa e independente financeiramente. "Foi naquela época que inicia parceria com Alta, pelo Regional Sérgio Barone. Eu tinha pouca experiência na atividade e ele me levou para visitar fazendas que eram referência na época, para que eu pudesse adquirir conhecimento. Paralelo a isso, fiz vários cursos de capacitação na área, sempre com apoio da alta hoje, além da produção de leite, vendo tourinhos e genética para produção de animais girolando 1/2 sangue", conta Marcus.

A Fazenda passou por transformações, principalmente gerenciais. Foram implementados procedimentos operacionais, com metas por setores. Houve reformas nos Free-Stall e ampliação da capacidade de lotação, de 160 para 200 vacas em lactação. Atualmente, são 180 vacas produzindo cinco mil litros diários. "Nossos planos e envolvem a construção de mais um Free-Stall para 100 vacas e a produção de 9.000 litros por dia", explica. A propriedade participa também do programa alta Adventure, com foco em produção. Para Marcus, produzir leite depende de um tripé: genética, nutrição e manejo. Animais geneticamente superiores produzirão mais leites, nas mesmas condições de manejo e nutrição.

Depoimento sobre o IDEAGRI

(Marcus Vinícius Borges de Carvalho - Fazenda Santa Maria - Leite Marvin, Juiz de Fora - MG)

"O IDEAGRI é uma ferramenta indispensável na gestão profissional de uma fazenda de leite. É um software amigável e seus relatórios são flexíveis, permitindo extrairmos os dados da forma que quisermos."