O artigo sobre a Feno Santa Helena é de autoria do ReHAgro e foi extraído do site www.rehagro.com.br
A fazenda SAnta Helena é assistida pela Equipe ReHAgro e utiliza o sistema de gestão IDEAGRI.

FAZENDASANTAHELENAJUN0907.jpg
A Fazenda Santa Helena atende projetos pecuários que necessitam de feno durante todo o ano e com elevado padrão de qualidade. Com uma área de 450 hectares de tifton 85, sendo 200 irrigados por pivô central, a Fazenda Santa Helena, localizada próxima a Belo Horizonte, conta com equipamentos importados de alto desempenho, assistência agronômica permanente e uma equipe de funcionários treinados para cumprir o objetivo de ser uma opção confiável, rápida e de baixo custo de transporte para aquisição de feno de qualidade.
Dados da Fazenda:
– Área: 450 ha de área produtiva, sendo destes 200 ha irrigados
– Localização: Bom Despacho - Minas Gerais
– Produção anual: 9000 toneladas/ano
– Atividade: Produção de feno e mudas de tifton 85
– Número de funcionários: 30
FAZENDASANTAHELENAJUN0901.jpg
Histórico:
O projeto da Fazenda Santa Helena se iniciou em 1994, quando Fernando Corrêa começou a estudar um projeto viável para a área até então inexplorada. Foi feita a opção de produção de feno e, em 1997, foi dado inicio ao projeto com a contratação da assistência técnica agronômica de Fábio Corrêa, engenheiro agrônomo e diretor do ReHAgro. Naquela época o Brasil não tinha maquinário capaz de atender a produção planejada, e Fábio foi aos Estados Unidos buscar a tecnologia que o projeto demandava. A escolha por Tifton 85 foi devido à resistência ao frio, maior produtividade do que os outros Cynodons, alta adaptação à produção de feno, com excelente valor nutritivo e alta relação folha/haste.
Desde o início o lema da fazenda era produzir feno com qualidade diferenciada e entrega marcada, durante todo o ano, para atender à demanda dos clientes.
A Fazenda:
A Fazenda Santa Helena é a segunda maior produtora de feno no Brasil. A cada dia ela vem buscando cumprir a sua missão que é produzir feno de alta qualidade de forma sustentável, garantindo a satisfação de seus clientes. Para isso ela tem investido em alta tecnologia, importando dos Estados Unidos e Europa máquinas e equipamentos de grande desempenho, construindo uma estrutura operacional para atender às necessidades do projeto. Conta ainda com excelente capacidade de armazenamento garantindo a permanência da qualidade de seu produto. Dessa forma, entrega para o cliente parceiro a quantidade e a qualidade contratada, com dia e hora marcada, durante todas as épocas do ano, independente de safra ou entressafra.
A localização geográfica permite uma entrega ágil e de baixo custo do produto em 10 estados brasileiros. Os fardos possuem alta densidade devido à grande compactação por prensas hidráulicas de seus equipamentos, sendo esse um diferencial que reduz muito o frete por quilo de produto, pois o caminhão leva maior quantidade.
FAZENDASANTAHELENAJUN0902.jpg
A fazenda conta com estrutura de estocagem muito grande e área irrigada que permitem o fornecimento de feno de alta qualidade durante todo o ano. “O cliente não precisa mais se preocupar em comprar excedente na safra. Ao fazer uma parceria com o feno Santa Helena ele terá a garantia de feno o ano inteiro com a qualidade estipulada e a quantidade estabelecida” – diz Fábio Corrêa.
FAZENDASANTAHELENAJUN0903.jpg
FAZENDASANTAHELENAJUN0904.jpg
A manutenção de tratores e implementos agrícolas tem sido foco de grandes preocupações e treinamentos. O fato de trabalhar com máquinas importadas levou a fazenda a utilizar a manutenção preventiva ao invés da curativa. Essa política de manutenção fez da fazenda um laboratório experimental, testando e desenvolvendo maquinários junto com os fabricantes. A fazenda pode ser considerada modelo em termos gerenciais e manutenção preventiva de equipamentos.
FAZENDASANTAHELENAJUN0905.jpg
“A equipe da Fazenda Santa Helena é um grande diferencial do projeto. Por trabalharmos com maquinário importado e de alto valor, o investimento em treinamento de recursos humanos é o que nos têm permitido ter um bom resultado e desempenho dessas máquinas” – afirma Fábio Corrêa.
Os técnicos do ReHAgro que atuam na fazenda são Fábio Corrêa, engenheiro agrônomo, Diego Palucci, no controle de custos e Marcelo Cabral, na área de recursos humanos.
Você conhece as vantagens de se utilizar feno? Veja a opinião de Euler Rabelo!
“Feno é fonte de fibra longa. Adequada quantidade de fibra longa está relacionado saúde ruminal, diminuição de casos de acidose subclínica e um possível efeito benéfico na gordura do leite (sólidos do leite).
- Saúde Ruminal está relacionada a:
  1. Maior consumo de alimentos, maior produção.
  2. Diminuição da variação no consumo do alimento e conseqüente menor variação na produção.
  3. Menor incidência de distúrbios digestivos como deslocamento de abomaso, diarréias,etc.
  4. Maior saúde dos cascos, diminuição de problemas com laminites e consequência da laminite (úlcera de sola, doenças de linha branca, ). Melhor saúde de casco está relacionado à menor descarte, mais leite e melhor reprodução.
- Uma diminuição na acidose subclínica está relacionada também a melhoria da produção de sólidos no leite, principalmente gordura.
Vacas gostam mais de alimentos que não são fermentados, pode ser um estímulo ao consumo de alimento e maior produtividade de leite e saúde animal!”
FAZENDASANTAHELENAJUN0906.jpg
Diferenciais da Fazenda Santa Helena:
– Especialização na produção de feno e mudas de tifton 85
– Áreas destinadas somente para essa atividade
– 10 anos de experiência no mercado
– Assistência agronômica permanente
– Maquinário de alta tecnologia
– Entrega ágil
– Suporte técnico aos compradores
– Boa capacidade de armazenamento, garantindo a entrega de produto de qualidade e quantidade desejada durante todo o ano.
– Localização geográfica estratégica, que permite escoamento da produção para vários estados
– 200 hectares de área irrigada, o que permite produção durante todo o ano.
– Foco no treinamento de mão de obra.
Características do Feno Santa Helena:
– Fardos de alta densidade, o que diminui o preço do frete por kg de feno
– Isento de plantas daninhas
– Alta relação folha/haste
– Desidratação rápida mantendo a qualidade do produto original
– Terreno regular, diminuindo a contaminação por terra
Feno e mudas de tifton 85 com garantia de qualidade durante todo o ano!
Maiores informações: (37) 9985-1800 / (37) 3522-6090
www.fenosantahelena.com.br ou breno@fenosantahelena.com.br