Foco, simplicidade, gestão, pessoas: os segredos que fazem da Fazenda Cobiça uma campeã de produtividade do leite

A Fazenda Cobiça, de Três Corações (MG), com 2.050 animais leiteiros, dos quais 950 em lactação, conquistou dia 14/03 o Troféu IILB de “Melhor Fazenda” pelo Índice Ideagri do Leite Brasileiro, levantamento inédito de cerca de 600 das mais produtivas fazendas de leite do país, com produção acumulada de 2,5 milhões de litros/dia, ou 830 milhões de litros de leite no ano de 2018. Na média ponderada dos 12 indicadores-chave do IILB, a Fazenda Cobiça alcançou 8,88 pontos, entre 10 possíveis, bastante acima da média geral das fazendas avaliadas pelo IILB, que ficou em 3,97 pontos.

“Os proprietários, os irmãos Marcelo e Marcílio Branquinho, têm uma obsessão pela qualidade geral de todo o negócio”, explica a médica veterinária Soraya Veiga, que trabalha como consultora gerencial da Cobiça. “Eles conhecem a fazenda profundamente, buscam soluções práticas e tomam decisões baseadas em números”, explica “Eles têm grande atenção com as pessoas e não economizam em treinamento”, completa o médico veterinário Guilherme Barbosa, que é casado com Soraya e trabalha com ela, em dupla, atendendo a várias fazendas num raio de 300km a partir de sua base, em Poços de Caldas (MG).

 

 

Guilherme e Soraya 

Soraya e Guilherme prestam consultoria à Cobiça desde janeiro de 2014, quando implantaram o software Ideagri para a gestão da propriedade. “Os dados zootécnicos e de gestão são imputados integralmente, o que permite análises muito seguras”, diz Soraya. Segundo ela, na Cobiça, as informações trabalhadas pelo software servem de base para diversas hipóteses que são debatidas entre os proprietários, os dois consultores gerenciais e os consultores de reprodução (Leonardo Ferreira Gonzaga) e qualidade do leite (Ana Paula Ferri Melotto). “Definimos quais caminhos seguir e continuamos medindo resultados”, diz Soraya. “Avaliamos desvios e instituímos protocolos corretivos, seguindo-os à risca”, completa Guilherme.

 

Na foto á esquerda, Guilherme Barbosa e Soraya Veiga, em foto tirada durante o Curso Novos Enfoques, realizado em Uberlândia, MG, ocasião do lançamento do IILB - Índice Ideagri do Leite Brasileiro.

 

Terceira geração

O Troféu IILB 2019 de Melhor Fazenda foi entregue durante evento ocorrido no XXIII Curso Novos Enfoques de Produção e Reprodução de Bovinos, realizado dia 14, em Uberlândia, à Geovana e Enzo Branquinho, filhos de Marcelo, e representantes da quarta geração da família administradora da Fazenda Cobiça. Há pouco mais de 20 anos, os proprietários focaram seus esforços no leite, abandonando a cultura do café com a qual também trabalhavam. “Eles definiram como meta serem os melhores e trabalham para isso”, afirma Guilherme. “São muito atentos à saúde das vacas e cuidam bastante da seleção genética. Em caso de anomalias, fazem tratamento, mas se for crônico descartam logo os animais para manter a saúde do rebanho impecável”, exemplifica o veterinário.

Apesar de ser bastante tecnificada, na Cobiça a simplicidade é a regra. No escritório da fazenda há uma placa em que se lê: “A prática supera a teoria.” Os donos estão sempre presentes e vivem a fazenda com muita intensidade, mantendo próximo o relacionamento com os empregados. “Não há um dia em que um dos irmãos não esteja presente”, exemplifica Soraya.

Na taxa de prenhez das vacas, por exemplo, um dos mais importantes indicadores-chave do IILB, os números da fazenda são excelentes. “Eles fazem bem feito o que tem de ser feito: manejo de cama, aspersão, ventilação, dieta”, enumera Guilherme. Sobrevivência de bezerras, outro indicador-chave, é também alto com processos bem definidos e colocados em prática.

Fazendas podem comparar sua produtividade

O IILB é uma iniciativa das empresas Ideagri e Rehagro, de Belo Horizonte. Os dados do IILB derivam do banco de dados da Ideagri, produtora de um software de gestão para gado de leite e corte usado por cerca de 5.000 fazendas no Brasil. Uma seleção rigorosa da qualidade de informação foi aplicada, resultando nas 600 fazendas analisadas. “Nossa expectativa é que com o uso do IILB por parte dos clientes Ideagri, o número de fazendas qualificadas aumente, tornando o IILB ainda mais representativo”, informa Heloise Duarte, diretora-geral da Ideagri.

Já a Rehagro, que presta consultoria e programas de ensino voltados para o agronegócio, determinou os 12 indicadores-chave e criou uma metodologia ponderada para combiná-los na elaboração de um índice de 0 a 10 pontos. Com ele, as fazendas podem identificar sua posição entre as mais produtivas do setor. “A média do primeiro IILB foi de 3,97 pontos e a fazenda mais produtiva atingiu 8,88 pontos, o que mostra que, mesmo entre as melhores, ainda existe muito para ser feito dentro da porteira para conquistar mais eficiência, mais produção e, assim, maior lucratividade”, diz Clóvis Corrêa, CEO do Rehagro.

12 indicadores-chave

Os 12 indicadores-chave do IILB cobrem as áreas de Reprodução, Produção e Recria. Individualmente ou em conjunto, combinados no índice geral IILB, eles oferecem uma medida inédita para quem trabalha no setor do leite. “É um benchmarking excepcional porque, pela primeira vez, o produtor pode comparar seu desempenho diante das melhores fazendas brasileiras, por perfil de rebanho, inclusive”, diz Heloise Duarte, médica veterinária e diretora-geral do IILB.

Um dos indicadores do IILB é a taxa de prenhez das vacas, medida de eficiência da reprodução que impacta diretamente a capacidade de produção leiteira da fazenda. “Entre as 10% melhores e a média das fazendas analisadas pelo IILB, a diferença nesse indicador é de 31%, ou seja, mesmo entre as fazendas mais bem administradas ainda existe espaço para crescer”, diz Corrêa. “Agora imagine o que poderia ser feito nas demais”, diz ele, que completa: “Correções para maior produtividade podem ser coisas simples de implantar, como melhor capacitação de mão de obra”.

 

 
Enzo Branquinho (Fazenda Cobiça), Heloise Duarte (CEO Ideagri), Matheus Moreira (Coordenador Pecuária de Leite Rehagro) e Geovanna Branquinho (Faz. Cobiça), na entrega do prêmio Imagem da Fazenda Cobiça
 
Equipe da Fazenda Cobiça Foto da Família Branquinho