O Google Drive é um serviço de armazenamento na nuvem que oferece 5GB de espaço em sua versão gratuita para todos os usuários cadastrados em algum serviço do Google. Se você tem um endereço de e-mail do Gmail ou se usa outro produto que requer nome de usuário e senha, já está habilitado a usar esse serviço de drive virtual e sincronização de dados. Resumidamente, o serviço cria uma pasta no seu micro e tudo o que você colocar nela será copiado para o drive virtual. Se você já usa o Google Docs, o drive virtual incorpora seus arquivos automaticamente.

Para usar esse serviço, faça o seguinte: entre na página do Google e informe seu nome de usuário e senha. Clique no item Disco na barra de opções que aparece no alto da tela. Se aparecer uma janela com o link Try Google Drive Now, clique sobre ele. Se você já usava o Google Docs, uma tela com seus arquivos armazenados aparecerá. Você verá que existe um novo ícone chamado My Drive e um botão Create no lado esquerdo superior da tela.

Você deve baixar um programa cliente para seu PC para fazer a sincronização automática dos seus arquivos. Para tal, clique no botão “Download Google Drive for PC”. Confirme os termos do serviço clicando em “Accept and install”. Baixe e execute o programa de instalação.

Quando terminar, uma tela pede o seu e-mail e senha do Google. Informe-as e clique em Login. Uma tela de saudação é exibida dizendo que será criada uma pasta especial no seu computador e que os arquivos contidos nela estarão disponíveis para todos os seus dispositivos. Clique no botão Next.

Você pode agora iniciar a sincronização, ou seja, os arquivos que você eventualmente tenha criado no Google Docs serão copiados para essa pasta, assim como os arquivos que você depositar nela serão enviados para o Google Drive.

Como padrão, a pasta criada se chama Google Drive e fica abaixo do seu nome de usuário do Windows. Por exemplo, no meu caso se chama C:\users\nome\Googledrive. Se você quiser mudar a localização dessa pasta, clique no botão Advanced Setup. Na tela seguinte, clique no botão Change no alto da tela e informe o novo local da pasta. Se quiser manter a pasta atual, simplesmente clique no botão Start Sync.

Você também pode enviar dados para o Google Drive a partir de qualquer micro. Basta acessar a página do serviço e arrastar um arquivo para cima da tela. Lembre-se que sincronizar significa manter todos os locais idênticos. Portanto, se você apagar um arquivo no Google Drive, ele também apagará o arquivo que está no micro. O Google Drive também pode ser acessado a partir de um celular com Android ou pelo iPhone.


Fonte: http://www.em.com.br