Durante o evento de Ribeirão Preto, a Ideagri vai apresentar seu sistema de gestão voltado para a pecuária de corte e as novas funcionalidades e ferramentas desenvolvidas para o segmento.

Referência no desenvolvimento de novas tecnologias de gestão para o mercado brasileiro do agronegócio, a Ideagri está entre as empresas participantes do Fórum da Pecuária Lucrativa, que será promovido de 1º a 3 de agosto, em Ribeirão Preto (SP). No evento, a marca vai apresentar novidades, em especial o Ideagri Corte – sistema com inúmeras funcionalidades que permite a gestão eficiente do rebanho e do negócio nas fazendas, e que também passa a disponibilizar novos índices primordiais às tomadas de decisões específicas da pecuária de corte.

“Além de uma ampla gama de indicadores e relatórios voltados para esse segmento do agronegócio, desenvolvemos, também, novas análises que são: a Taxa de Desfrute, a Produção de Arrobas por Hectare e as Análises Avançadas de Desmama”, pontua Heloise Duarte, diretora executiva da Ideagri. O portfólio de soluções do Ideagri Corte tem, em sua versão mais completa, a integração com o Ideagri IATF - sistema especialista em Inseminação Artificial a Tempo Fixo -, gerando serviços mais abrangentes para produtores e consultores técnicos - tais como veterinários, zootecnistas, técnicos agropecuários, entre outros profissionais que atuam nessa área. No pacote de soluções para a pecuária de corte há, também, o aplicativo Ideagri App (mobile): opção que oferece o controle de rebanho na mão do produtor, disponibilizando informações relevantes dos animais pelo celular.

Outra ferramenta de apoio inovadora, que será apresentada no Fórum da Pecuária Lucrativa, é o Coletor Ideagri (Módulo de Curral), que permite a coleta dos dados em tempo real, no momento da realização dos manejos, e a sua posterior transferência para o software Ideagri Corte. “Esse pacote de soluções possibilita aos produtores e consultores técnicos um amplo controle da fazenda, otimizando tempo, facilitando o planejamento e agregando mais eficiência, assertividade e praticidade à gestão do negócio e dos animais”, enfatiza Heloise Duarte.

Nos intervalos da programação do Fórum da Pecuária Lucrativa, a equipe da Ideagri atenderá produtores rurais e consultores técnicos em seu estande. “Vamos realizar apresentações de como funciona o sistema Ideagri Corte e sua integração com o Ideagri IATF e com os opcionais Ideagri App e Coletor Ideagri. Além disso, nossos profissionais estarão disponíveis para atendimentos e orientações individuais e apresentação dos pacotes de serviços da marca voltados para o segmento”, explica Heloise Duarte. 

Taxa de Desfrute e Produção de Arrobas por Hectare

Essa nova funcionalidade gera os relatórios: Produção de arrobas; Taxa de desfrute; Arrobas produzidas por hectare; Velocímetro de taxa de desfrute; e Velocímetro de arrobas produzidas por hectare.  

A taxa de desfrute mede a capacidade do rebanho de gerar excedente e o seu índice de produtividade. Ou seja, apresenta a produção em arrobas ou cabeças de um determinado período em relação ao rebanho inicial. Quanto maior essa taxa, maior a produção interna. Trata-se de uma medida que reflete o aproveitamento do rebanho a partir do cruzamento de diversos fatores como raça, sistema de criação (a pasto ou confinamento), natalidade, idade ao abate, idade à primeira cria, lotação, peso ao abate, abate de fêmeas. Ou seja, todos os índices da propriedade que impactam na taxa de desfrute.

Análises Avançadas de Desmama

Essa funcionalidade permite a avaliação assertiva e eficiente do desempenho na desmama do rebanho de corte, a partir de dez parâmetros. São eles: pai; raça do pai; raça da mãe; tipo de fecundação; ordem de parto da mãe; raça do bezerro; idade da desmama; mês e ano de nascimento; mês e ano da desmama; relação cria/mãe. A taxa de desmama e o peso à desmama são sinônimos de rentabilidade na atividade da pecuária de corte. Assim, a avaliação aprofundada destes índices é de extrema importância para o sistema de produção.

Gestão facilitada para produtores e técnicos do corte

Para os proprietários das fazendas, o pacote de soluções do Ideagri Corte possibilita o acompanhamento e o monitoramento online de informações relevantes à gestão da propriedade, de forma ampla e detalhada, conforme as necessidades do pecuarista. “O objetivo é oferecer relatórios e indicadores que aprimoram o controle gerencial, promovem um melhor alinhamento e contextualização, possibilitam um melhor planejamento, auxiliam na tomada de decisões mais assertivas e permitem a mensuração do retorno do investimento”, destaca Heloise Duarte.

Já para os consultores técnicos da pecuária de corte – veterinários, zootecnistas, técnicos agropecuários, entre outros profissionais dessa área -, o Ideagri Corte otimiza tempo e facilita o monitoramento e tratamento do rebanho. “Isso porque ele permite padronizar e compilar dados e informações, cria um fluxo de gestão visível do rebanho, organiza e gera rotinas e disponibiliza funcionalidades que simplificam o dia a dia desse profissional que, muitas vezes, atua em mais de uma fazenda”, explica a diretora da Ideagri.

O Ideagri Corte permite a importação de dados dos animais de qualquer sistema, o backup em nuvem – alternativa segura e de baixo custo –, além de suporte próximo e acessível ao usuário, treinamentos presenciais, webinars, entre outras ações de apoio que visam agregar mais eficiência, segurança e praticidade ao produtor rural e aos técnicos. O sistema Ideagri Corte também conta com atualizações periódicas, feitas de forma fácil e intuitiva, a partir de alertas e comunicados ao usuário. “O foco de nossa equipe é garantir um apoio contínuo e próximo do produtor rural e técnico, de forma a oferecer soluções que sejam facilmente aplicáveis à rotina desses profissionais”, enfatiza Heloise Duarte.  

indice.jpg

ic.jpg