FLUXO DE CAIXA: ferramenta de fácil uso e vital importância para o seu negócio. Leia sobre uma das mais importantes ferramentas da gestão financeira, que auxilia o empreendedor no controle das receitas e dos compromissos assumidos. Seu uso é simples, mas demanda disciplina do gestor na inserção dos dados. Saiba também como funciona este recurso no Sistema de Gestão IDEAGRI.

IDEAGRI
IDEAGRI Way
Caminho certo para a eficiência gerencial
IDEAGRI
ClientesConheça o IDEAGRIMonte seu planoFale Conosco
FLUXO DE CAIXA: ferramenta de fácil uso e vital importância para o seu negócio
Leia sobre uma das mais importantes ferramentas da gestão financeira, que auxilia o empreendedor no controle das receitas e dos compromissos assumidos. Seu uso é simples, mas demanda disciplina do gestor na inserção dos dados. Saiba também como funciona este recurso no Sistema de Gestão IDEAGRI.
IDEAGRI

FLUXO DE CAIXA: ferramenta de fácil uso e vital importância para o seu negócio

Sem dúvida alguma, a saúde financeira do seu negócio está diretamente relacionada a um controle efetivo do que se tem a pagar e a receber. Acompanhar de perto o fluxo das entradas e saídas de dinheiro do ‘caixa’, além de garantir o cumprimento dos compromissos no curto prazo, dá o fôlego necessário para que o seu negócio dê lucro no médio e longo prazos. Então, qual seria a ferramenta mais adequada para a gestão rotineira das movimentações financeiras, de fácil uso e que garanta a tomada acertada de decisão? O Fluxo de Caixa.

Qual é seu objetivo?

O Fluxo de caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período, que pode ser diário, semanal, mensal, etc.. A ferramenta é composta dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, enfim, de todos os elementos que representem as movimentações de recursos financeiros da empresa.

Quais as vantagens do seu uso?

Um controle de fluxo de caixa bem feito possibilita a identificação das sobras e faltas no caixa, permitindo à empresa planejar melhor suas ações futuras ou acompanhar o seu desempenho. É a ferramenta perfeita para lidar com situações de alto custo de crédito, taxas de juros elevadas, redução do faturamento e outros fantasmas que rondam os empreendimentos.

Fluxo de Caixa
Vídeo
Entenda a composição da ferramenta:
Vídeo
Clique na figura e assista

Como é o relatório de Fluxo de Caixa do IDEAGRI?

Considerado como um dos relatórios mais importantes para a gestão financeira, dentre a ampla gama de relatórios disponíveis no software, o ‘Acompanhamento do Fluxo de Caixa IDEAGRI’ contempla uma interface para a configuração de diversos critérios de consulta. Dessa forma, o cliente, após lançar suas despesas e receitas (realizadas ou apenas previstas), pode gerar o relatório do Fluxo de Caixa dos tipos:

  • Diário(Mostrando as entradas e as saídas de recursos ocorridas nos dias do período selecionado.)

- Com a identificação do saldo diário (Resultado obtido ao final do dia, sem considerar o fundo remanescente do período anterior.) – Esta visão permite a rápida comparação entre as saídas e entradas do período.
- Com a identificação do saldo acumulado – Esta visão permite a avaliação se, ao final do período, os recursos próprios serão suficientes e se haverá sobra de caixa.
- Com a identificação do saldo diário e do saldo acumulado – É a junção das duas visões anteriores.

  • Mensal(Mostrando as entradas e as saídas de recursos ocorridas nos meses do período selecionado.)

- Com a identificação do saldo mensal (Resultado obtido ao final do mês, sem considerar o fundo remanescente do período anterior.) – Esta visão permite a rápida comparação do desempenho financeiro dos meses.
- Com a identificação do saldo acumulado – Avaliação dos resultados de cada mês do período, considerando os fundos já existentes antes.
- Com a identificação do saldo mensal e do saldo acumulado – É a junção das duas visões anteriores.
- Resumido ou Detalhado (Os relatórios mensais podem mostrar apenas as entradas e as saídas em valores, como também podem identificá-las por conta gerencial, que é a identificação do tipo de despesa.)

O objetivo de tantas possibilidades para a visualização do relatório é permitir ao cliente a montagem do acompanhamento conforme suas demandas específicas. Veja alguns exemplos deste relatório vital:

Fluxo de Caixa no IDEAGRI

Lembre-se: se você não controla seu fluxo de caixa, corre sério risco!

Um fluxo de caixa constantemente negativo poderá corroer todo o seu patrimônio. Identificar as causas dos resultados indesejados deve ser uma tarefa rotineira e apoiada pela ferramenta de acompanhamento.

Por isso, é fundamental que você se certifique de que seu fluxo de caixa estará sempre em equilíbrio e, principalmente, que ele tenha sobras quando há objetivos a serem perseguidos.

Aguarde a próxima edição do IDEAGRI Way com novidades!

IDEAGRI