O IDEAGRI Desktop contempla um aplicativo destinado ao envio de formulários (previamente definidos pelos Clientes IDEAGRI que precisam acompanhar diversos técnicos). Veja, nesta dica, o fluxo completo e saiba como enviar e conferir os formulários preenchidos para cada banco de dados.

 

As etapas para o gerenciamento de formulários são: 

1. CONSULTA DE FORMULÁRIOS

2. PREENCHIMENTO, VALIDAÇÃO E ENVIO DE FORMULÁRIOS

3. CONFERÊNCIA DE ENVIOS

4. CARREGAMENTO DE FORMULÁRIOS 


1. CONSULTA DE FORMULÁRIOS

Os formulários personalizados conforme a demanda do cliente são gerenciados, no Software IDEAGRI, através do Botão GERENCIAR FORMULÁRIO, do Menu UTILITÁRIOS:

menu-utilitarios.jpgseta.pnggerenciar-formulario.jpg

LISTAGEM GERAL 

Na janela que será aberta, serão listados, no grid, todos os formulários associados ao banco de dados que está sendo utilizado (no Menu de Apoio FAZENDA SELECIONADA). 

PESQUISA DE FORMULÁRIOS

É possível filtrar os formulários para facilitar a localização. Para tal, basta preencher, na Área SELEÇÃO DE DADOS, os critérios disponíveis (abaixo) e clicar em FILTRAR.

  • Formulário :: a listagem trará os modelos de formulários carregados. 
  • Preenchimento :: período inicial e/ou final em que os formulários foram preenchidos. 
  • Validação :: período inicial e/ou final em que os formulários foram validados. 
  • Visita :: período inicial e/ou final em que as visitas foram realizadas. 

Filtragem de dados

Os formulários serão apresentados em colunas no grid:

  • Ação :: utilizada para selecionar formulários para exclusão.
  • Identificador :: codificação interna do formulário, conforme estrutura de registros do cliente.
  • Nome do formulário :: identificação completa do formulário, conforme estrutura de registros do cliente.
  • Versão :: número de atualização do formulário.
  • Responsável :: usuário que fez o envio (tal informação somente será visualizada em formulários já enviados).
  • Visita :: data informada no início do preenchimento ou na cópia do formulário.
  • Data do preenchimento :: última data em que o usuário gravou o formulário.
  • Data de validação :: (tal informação somente será visualizada em formulários já validados). 

VISUALIZAÇÃO

Para abrir o conteúdo de um formulário:

  • Selecione a linha do registro desejado (que ficará azul quando clicada) e, depois, clique em VISUALIZAR.  

ATUALIZAÇÃO DA LISTAGEM

Como os formulários listados estão associados ao banco de dados que está sendo utilizado, é possível que haja outros formulários enviados, mas que ainda não estejam vinculados ao banco. Isso é possível, por exemplo, quando há mais de técnico que trabalhe com a propriedade ou quando o banco acessado não está atualizado*.

* A rotina de gerenciamento e envio de formulários é independente da rotina de envio de backups. Ou seja, mesmo que o usuário envia um formulário de determinado banco de dados para o IDEAGRI Web, para atualizar os dados lançados no Software IDEAGRI, é necessário realizar a rotina de envio de backups (Menu UTILITÁRIOS, Botão ENVIAR DADOS). 

Para facilitar a visualização de todo e qualquer formulário relacionado à propriedade, o usuário poderá obter, através de conexão com a Plataforma IDEAGRI Web, a atualização:

  • Clicando em RECEBER.

Recebimento de Formulários

  • Será solicitado o login e a senha (utilizados para acessar o IDEAGRI Web).

Acesso ao IDEAGRI Web

  • O sistema irá, automaticamente, fazer o download dos formulários relacionados à fazenda que ainda não estejam na listagem.

- Havendo formulários disponíveis, eles serão mostrados juntamente com os demais, na listagem.

- Caso não haja formulários a serem recebidos, será mostrada uma mensagem: 

Mensagem

- Caso haja formulários para serem recebidos cujo modelo não esteja carregado no banco de dados, surgirá uma mensagem de alerta, sendo necessário o carregamento do formulário modelo e a repetição do processo de recebimento: 

Mensagem 

ATENÇÃO: Para realizar a atualização dos formulários, é necessária a conexão com a internet

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2. PREENCHIMENTO, VALIDAÇÃO E ENVIO DE FORMULÁRIOS

Antes do preenchimento de formulários, é necessário que o modelo desejado seja carregado para cada banco de dados.  

PREENCHIMENTO

Para preencher um formulário: 

  • Na Área PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIOS, é necessário selecionar o modelo desejado e previamente carregado (Campo FORMULÁRIO), inserir a data da visita (Campo VISITA) e clicar em PREENCHER.

Acesso para preenchimento 
Será aberta a janela de preenchimento com os campos definidos pelo cliente. Após o lançamento dos dados, basta clicar em GRAVAR para fechar a tela.

Janela de preenchimento 

DICAS:

- Há campos de preenchimento obrigatório, destacados em amarelo. O envio somente será possível se tais campos estiverem preenchidos. 

- Números devem ser preenchidos sem o ponto (.) de separação dos milhares. Por exemplo: o valor 'dois mil novecentos e setenta reais e vinte centavos' deve ser preenchido 2970,20. 

- Somente é possível iniciar o preenchimento de um novo formulário se todos os demais já listados no grid estiverem validados (enviados ou não). 

- FORMULÁRIO EM BRANCO :: Caso usuário queira coletar os resultados e preenchê-los à mão (para lançá-los no sistema posteriormente), bastará selecionar o formulário desejado e clicar em MODELO. 

Formulário em branco

A janela de visualização do relatório contempla opções de impressão. O conteúdo poderá ser configurado conforme as preferências do usuário (Botão CONFIGURAR IMPRESSÃO) e a impressora desejada poderá ser selecionada, inclusive para impressão em formato .PDF (Botão IMPRIMIR).

Impressão 

EDIÇÃO

É possível realizar qualquer alteração nos dados informados e gravados no formulário, desde que a Rotina VALIDAR não tenha sido acionada.

  • Para editar um formulário, basta clicar na linha do registro no grid (que ficará azul quando selecionada) e clicar em VISUALIZAR.

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DICAS: 

- É possível copiar um formulário já validado (enviado ou não), para facilitar o preenchimento de novos formulários. Para tal, selecione o formulário que se deseja copiar (clicando sobre a linha do registro) e clique no Botão COPIAR. 

Imagem 

- O sistema irá exibir uma tela para o preenchimento da data da visita.

Imagem

- Será criada, no grid, uma nova linha referente ao novo formulário, bastando seguir os passos para a edição do formulário.

- Somente é possível iniciar o preenchimento de um novo formulário se todos os demais já listados no grid estiverem validados (enviados ou não).   

VALIDAÇÃO

Formulários podem ser gravados mesmo sem terem todos os campos obrigatórios preenchidos. Contudo, para que o envio seja possivel, é necessário executar a rotina de verificação da consistência dos dados e do cumprimento dos requisitos de obrigatoriedade. Somente formulários validados podem ser enviados.

  • Uma vez finalizado o preenchimento, selecione, no grid de listagem de formulários, a linha do registro desejado.
  • Mesmo que o formulário tenha sido gravado, a validação não será possível se houver campos obrigatórios não preenchidos, sendo mostrada uma mensagem:

Mensagem

  • Clique no Botão VALIDAR. 

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ATENÇÃO:Formulários validados não poderão mais ser editados. Por isso, antes da validação, será exibida uma mensagem para confirmação:

Imagem 

ENVIO

O envio consiste no encaminhamento do formulário preenchido e validado para o IDEAGRI Web. A rotina é possível para as fazendas associadas ao cadastro do usuário e conforme as regras de prazo de envio do cliente.

  • Após a validação, selecione o formulário a ser enviado e clique em ENVIAR.

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  • Será solicitado o login e a senha (utilizados para acessar o IDEAGRI Web).

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Após o envio, será exibida a mensagem de sucesso, bastando clicar em OK.

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ATENÇÃO: 

A rotina de gerenciamento e envio de formulários é independente da rotina de envio de backups. Ou seja, mesmo que o usuário envie um formulário de determinado banco de dados para o IDEAGRI Web, para atualizar os dados lançados no Software IDEAGRI, é necessário realizar a rotina de envio de backups (Menu UTILITÁRIOS, Botão ENVIAR DADOS).  

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3. CONFERÊNCIA DE ENVIOS

Para verificar os envios de formulários para o IDEAGRI Web, o usuário conta com 2 ferramentas: 

Acompanhamento do envio de formulários do IDEAGRI Desktop para o IDEAGRI Web

Gerenciamento, em tempo real, dos envios realizados. Aplicação de vários critérios de filtragem para obter o acompanhamento consolidado em pdf ou Excel, bem como visualizar, individualmente, cada formulário preenchido.

[ CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DICA ]

Obtenha informações compiladas dos formulários enviados do IDEAGRI Desktop para o IDEAGRI Web

Gerenciamento, em tempo real, dos envios realizados. Aplicação de vários critérios de filtragem para obter o acompanhamento consolidado em pdf ou Excel, bem como visualizar, individualmente, cada formulário preenchido.

[ CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DICA ] 

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4. CARREGAMENTO DE FORMULÁRIOS

O preenchimento de formulários somente é possível através dos modelos personalizados para a cada cliente. Tais modelos podem já vir salvos nos bancos de dados padrão ou podem ser obtidos e carregados para o IDEAGRI Desktop. Veja como obter e carrregar os modelos: 

OBTENÇÃO DO ARQUIVO

Os arquivos são disponibilizados no formato .ZIP (compactados) em links disponibilizados para cada cliente.

  • De posse do link específico, salve o arquivo em um local de sua preferência no seu computador.
  • Faça a descompactação a fim de obter o arquivo no formato .IDF.

DICA: 

- Caso você não possua um programa para descompactar o arquivo, clique aqui e faça o download do programa 7zip (gratuíto).

  • Abra o IDEAGRI Desktop. Selecione o banco de dados (fazenda) para o qual o formulário será carregado. No exemplo, será a fazenda Exemplo 2.

selecionar-fazenda.png

  • Acesse o Menu UTILITÁRIOS e clique no Botão CARREGAR FORMULÁRIO.

menu-utilitarios.jpgseta.pngcarregar-formulario.jpg

  • A tela de carregamento de formulários será exibida. Clique no botão ao final do Campo 'Importação de formulários' para a seleção do arquivo a ser carregado.

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  • A tela para a busca do arquivo será exibida. Navegue até a pasta onde o arquivo foi salvo.
  • Ao localizar o arquivo, marque o mesmo e clique em ABRIR.

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  • Clique, então, em IMPORTAR. 

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  • Com o formulário listado no grid, confira o nome e a versão. Clique, então, em GRAVAR.

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