Conheça a JP Agropecuária, localizada no município de Morada Nova, região centro-oeste de Minas Gerais, de propriedade do Engenheiro Agrônomo Joêider Pacífico Cordeiro de Campos. O projeto, iniciado em 2009, foi desenvolvido com o apoio de assessoria especializada. A estrutura da fazenda está praticamente concluída e o sistema de produção é semi-intensivo misto, com animais da raça Girolando. Já existem animais, oriundos de transferência de embrião (FIV), nascidos na propriedade. O objetivo da empresa é produzir leite com lucratividade, de forma sustentável, respeitando o meio ambiente. A fazenda é parceira e usuária do IDEAGRI.

Imagem

Projetar e planejar sempre foram os conceitos que nortearam a carreira do empreendedor Joêider Pacífico Cordeiro de Campos, 49 anos, Engenheiro Agrônomo formado pela UFV em 1988.

O começo

Joêider, apesar de já ter atuado em outras áreas do agronegócio, sempre manteve investimentos ligados à pecuária e, em 2009, decidiu focar seus empreendimentos na pecuária de leite. Mesmo tendo formação na área, decidiu procurar uma assessoria especializada para a elaboração de um projeto de produção de leite que tinha como principal objetivo ser lucrativo, sustentável e que respeitasse o meio ambiente. Nasceu então a JP Agropecuária.

Dentre as várias fazendas de sua propriedade, Joêider, em conjunto com o veterinário Janot F. Andrade Jr., responsável pela consultoria técnica, definiu que a de melhor perfil para montagem do sistema de produção de leite seria uma fazenda localizada às margens do lago da Usina Hidrelétrica de Três Marias, no município de Morada Nova de Minas, região de cerrado brasileiro.

O projeto

O primeiro passo foi a definição do sistema de produção: semi-intensivo misto, com animais da raça Girolando, variando entre os graus de sangue 1/4 HO/GL até 15/16 HO/GL, pastejando durante o verão e confinados em pista de alimentação descoberta no inverno,;e num free-stall com capacidade para alojar 33% dos animais em lactação durante todo o ano.

Definido o formato do sistema de produção, foi elaborado um projeto estrutural detalhado, baseado no mapa georreferenciado da fazenda, de todas as instalações a serem construídas desde cercas, plantas baixas das edificações, sombreamentos, divisões de pastejo rotativo, cocheiras, redes hidráulicas, pivô central e toda a estrutura necessária para o funcionamento do sistema.

Além do projeto estrutural, foi elaborado um projeto descritivo, no qual estão detalhadas todas as definições da fazenda: planejamento de faturamento, índices zootécnicos a serem avaliados e suas metas, planejamento de produção de volumosos, evolução de rebanho, programação de compras de animais e transferência de embriões, programa de melhoramento genético a ser adotado, ou seja, um planejamento completo do sistema.

A fazenda

A fazenda está localizada no município de Morada Nova de Minas, região centro-oeste de Minas Gerais, a 4,2 km do centro urbano.

A área possui uma elevação máxima de 600 m e mínima de 554 m, com 370 hectares e um perímetro de 11.273 m, sendo que deste, 4.332 m são margem da represa. A topografia é plana o que permite mecanização total.

O planejamento do sistema foi feito de maneira a utilizar totalmente a área, não deixando nem 1 m² de terra ociosa, como pode ser visto no quadro a seguir.

Imagem

O sistema

Atualmente, a estrutura está praticamente concluída, a produção de leite já alcança 6000 kg de leite por dia, e já existem animais, oriundos de transferência de embrião (FIV), nascidos na propriedade.

Todos os eventos de manejo, executados no dia-a-dia da fazenda, foram descritos previamente na forma de Protocolo Operacional Padrão, e toda a equipe da fazenda está sendo treinada e capacitada para segui-los. Foi construída uma sala de treinamento, totalmente equipada, inclusive com projetor data-show, para treinamentos teóricos.

Está projetado, e todas as provisões já foram feitas, para que até meados de 2012 o rebanho já esteja estabilizado e a produção de leite alcance o pico de 19.000 kg de leite por dia. A média de produção anual da fazenda será de 14.000 kg de leite por dia, com 700 animais em lactação.

Como dito anteriormente, foi construído um free-stall que alojará 33% dos animais em lactação. Nessa instalação, serão mantidas as vacas que estiverem no primeiro terço de lactação com o objetivo de propiciar o maior conforto possível no início da lactação, permitindo maior pico de produção e maior sucesso reprodutivo, além de diminuir consideravelmente os problemas ocasionados pelos distúrbios pós-parto.

O sistema tem como objetivo, além da produção de leite, ofertar ao mercado o que há de melhor em genética Girolando, tanto na forma de prenhezes, como de animais. Para isso, foi feito um grande investimento em genética, por meio da compra de prenhezes de animais já consagrados em tipo e produção de leite. Além disso, mantém-se um trabalho constante de melhoramento genético por meio de acasalamentos baseados em avaliação linear dos animais e cruzamentos direcionados nos diversos graus de sangue.

Toda a reprodução da fazenda é baseada em inseminação artificial, não havendo reprodutores no sistema. O foco dos cruzamentos é cada vez mais a produção de fêmeas com um nível de rusticidade que as permita ser leiteiras, longevas e saudáveis, pois animais com estas características certamente são lucrativos.

O sistema será auto-sustentável na produção de volumoso e trabalhará sempre com silagem de milho e cana-de-açúcar, além de pastejo rotativo no verão. A região de Morada Nova de Minas é grande produtora de grãos, o que facilita a compra de insumos alimentares. A fábrica de ração da fazenda contempla grande capacidade de estoque e foram projetados dois silos para milho na forma de silagem de grão-úmido, que poderá ser produzida com milho colhido com 35% de umidade ou reidratado durante o processo de ensilagem.

Joêider conta com o apoio do veterinário responsável pelo projeto, que faz visitas semanais à fazenda. Segundo Janot, assistência técnica operacional quando, em conjunto com uma consultoria e assessoria na gestão no negócio, traz resultados rápidos, duradouros e, principalmente, rentáveis.

Meio ambiente

Como já dito anteriormente, o cuidado com o meio ambiente é uma das premissas da fazenda. Dessa forma, todo o projeto foi executado de acordo com o que descrevem as normativas de proteção ao meio ambiente. Toda a Área de Preservação Permanente (APP), que não é pequena devido às margens da represa, está intacta. Toda a água necessária, tanto para irrigação agrícola, quanto para a limpeza e dessedentação dos animais foi calculada e licenciada. Manter um bom relacionamento com a natureza é sinônimo de sustentabilidade nesse sistema.

Missões

Ser referência em:
• Produzir leite com alto rigor de qualidade
• Produzir e ofertar ao mercado a melhor genética de Girolando
• Respeitar o meio ambiente


Fonte: Revista Leite Integral, edição 35, novembro-dezembro 2011