O evento realizado pela Fazenda Solar do Engenho, usuária e parceira IDEAGRI, reuniu, em Sete Lagoas / MG, criadores de todo o Brasil que vieram para comprar animais de alta qualidade. Confira mais informações sobre o leilão.


O Hotel Solar do Engenho recebeu cerca de 400 convidados para o 1º Leilão Engenho da Genética, no dia 23 de agosto. O evento foi realizado pela Fazenda Solar do Engenho, do criador Rogério de Melo Figueiredo, em parceria com a Fazenda Santa Lúcia, de Jorge Papazoglu, e a Fazenda Barreiro Alto, de Mauro Araújo.

Foram comercializados 120 animais para produção de leite e futuras doadoras de embriões, dos três organizadores e de mais alguns convidados. Além dos compradores da região, vieram também de São Paulo, Bahia, Goiás e Pernambuco, entre outros Estados brasileiros. O maior destaque do Leilão fio a novilha Solar do Engenho Alemanha.

A raça Girolando é fruto do acasalamento do gado Gir Leiteiro com o Holandês e é considearda hoje uma máquina revolucionária para a produção de leite. Enquanto a média nacional de produção de leite é menor do que 5 litros por dia, por animal, a Girolanda chega a ultrapassar os 30 litros. Além disso, suporta bem as temperaturas tropicais, o relevo acidentado, se alimenta da vegetação típica das pastagens e por isso pode ser criada solta nos pastos.

"O gado Girolando é o futuro da produção leiteira no mundo. É naturalmente rústico, o Brasil oferece condições excelentes para a criação e Minas Gerais é um dos Estados com as melhores características do país", explica Rogério. Quanto ao resultado do Leilão, ele considera espetacular. "Além do sucesso do evento em si, conseguimos mostrar que Sete Lagoas e região possuem grandes criadores de gado Girolando de alta qualidade", finaliza Rogério.

Os convidados que vieram de mais longe também fizeram questão de registrar a satisfação com o Hotel Solar do Engenho. "Não sabia que a região oferecia um Hotel com tamanha qualidade e beleza, preservando o ambiente rústico, que tanto agrada a homem do campo, mesmo os maiores criadores. Me senti em casa", dizia uma mensagem no livro do Hotel.

A Credisete e a Agrogiro/Arenales foram os patrocinadores "ouro" do Leilão, que também contou com o patrocínio da Akka Mitsubish, Agrovence, Plantar/Amaru, ALM Projetos e Consultoria, CRI Genética, Cerveja Artesanal Backer, Rações Guabi, Ideagri, Feno Santa Helena e Paladar Carnes.

Vista aérea da grande estrutura montada para o Leilão