Hoje nos deparamos com vários sistemas de produção de leite e vários perfis de produtores também, mas, independentemente do sistema ou do perfil, o produtor está sempre em busca do tão sonhado lucro, porém nem todos atingem este nível.

É comum em períodos de alta do leite o produtor se acomodar e deixar de buscar melhorias porque está tendo uma boa rentabilidade. Porém, o preço do leite é uma montanha russa. Aí quando baixa, começamos a correr atrás de detalhes tentando – atrasados - ajustar os erros.

Por outras vezes, colocamos metas pequenas para a atividade, aí quando atingimos a meta nos acomodamos novamente. Falar que precisamos ver a atividade como um negócio já é de praxe, porém preciso reforçar isto para que não caia no esquecimento.

E como qualquer outro negócio, precisamos de lucro e satisfação. Para alcançar estes objetivos precisamos estar focados e buscando sempre evoluir para sobreviver na atividade.

Não podemos cair no conto do "time que tá ganhando não se mexe". Se não se mexer, o outro time mexe e você perde o jogo.

Veja o exemplo da marca NOKIA. Há alguns anos eram os celulares mais vendidos. A marca, acomodada, não mexeu no time e não acompanhou a evolução. Hoje é difícil você ouvir falar na NOKIA, concorda?

No leite é a mesma coisa, precisamos sair da zona de conforto, estar sempre buscando melhorar, buscando coisas que nos motivem a tocar a atividade. Hoje certamente não queremos a vaca de 10 anos atrás, nem o manejo deste tempo. E diariamente viemos nos preparando para a vaca que virá daqui 10 anos, bem como o manejo também.

Quem não se programar, não planejar e não se empenhar, a seleção natural vai se encarregar de excluir da atividade.

Precisamos achar motivação a cada dia, a cada resultado positivo alcançado. Estando motivados, sempre estaremos em busca de melhorias, de mais lucro e satisfação, inspirando nossos colegas a buscarem incessantemente uma posição melhor na cadeia produtiva do leite. Motivados vamos manter uma agenda positiva para o leite.

 

Fonte: https://www.milkpoint.com.br/colunas/fabricio-nascimento/leite-so-gera-lucro-fora-da-zona-de-conforto-213391

FABRÍCIO NASCIMENTO - Produtor de leite em Jóia, Rio Grande do Sul, e palestrante.