A vaca 'MPF MODERNA JAPONA ROB' é a terceira vaca da Fazenda Figueiredo a ultrapassar os 100.000 litros de leite. A fêmea é formadora de família, pois sua descendência são líderes de tipo e também de avaliação genômica na Fazenda. A Fazenda Figueiredo é parceira e usuária do IDEAGRI.

Img

Comentários de Reinaldo Figueiredo:

Há um bom tempo, venho observando, muito de perto, essa vaca e sua descendência: ela sempre foi destaque. Provém de um grupo de vacas das primeiras compras que, meu pai, Luiz Figueiredo, fez há 26 anos, quando iniciava na atividade leiteira. Maravilha Jorge, uma vaca mestiça, comprada em Apucarana-PR do criador Jorge Lima, foi a primeira vaca da família em nossa propriedade, ainda no Paraná. Maravilha Jorge teve cinco filhas, e essas foram muito importantes para nosso início na atividade. Eram vacas de muita produção de leite para a época em que ainda éramos iniciantes. De seu primeiro parto, nasceu MPF Juma Maravilha Neodak Roscoe , uma vaca vermelha e branca que, em seu primeiro parto, pariu MPF Japona Juma Macleroy (PCOD), classificada B-76, e que, em 3 partos, produziu 23.803,90 Litros. O primeiro parto da MPF Japona foi no dia 28-03-2002, do qual nasceu MPF MODERNA JAPONA ROB - MB-88. Lembro-me muito bem da bezerra nascida, sempre foi diferenciada e muito fotografada. Em 2003, ela foi para a Expolari - Exposição de animais da Colari - e ficou em quarto lugar na categoria Bezerra Sênior."

"Em 2004, ela voltou e foi reservada na categoria 2 anos Junior. Os 4 primeiros partos da Moderna foram em 4 anos e ela nos deu 4 fêmeas, todas muito diferentes de suas contemporâneas. Do seu segundo parto, nasceu a grande vaca da família, MPF PILAR MODERNA TOUCHDOWN-MB-88, que, na Expolari, foi a terceira bezerra menor e quarta bezerra sênior em pistas muito disputadas. Pilar foi classificada B+84 no primeiro parto, MB-87 no segundo parto e MB-88 no terceiro parto."

"MPF PILAR era destaque, mas se destacou muito mais quando começaram nascer suas filhas. De seu primeiro parto, nasceu MPF SANDRA PILAR 619 BAXTER-MB-88, bezerra muito paparicada por mim, e que, também, foi escolhida pelo meu filho João Vitor: quando, um dia, entrei com ele no bezerreiro e falei que iria lhe dar uma bezerra, pedindo para que escolhesse, ele escolheu a Sandra. Em seu primeiro parto, foi classificada MB-87, fato muito comemorado por toda equipe da Fazenda Figueiredo, pois foi a primeira vez que uma vaca com nosso afixo (MPF) conseguiu essa classificação. No segundo parto, foi classificada MB-88. Com toda essa história, essa família foi se tornando especial."

"Mas, esse mês, foi ainda mais marcante, pois, no dia 11 de julho, MPF MODERNA JAPONA ROB-MB-88 ultrapassou a produção de 100.000 litros. No dia seguinte, 12 de julho, recebi as avaliações genômicas e a família da Moderna se destacou: MPF SANDRA PILAR 619 BAXTER-MB-88 teve uma grande prova, em se tratando de uma vaca de 5 anos, mas, o grande destaque foi sua filha MPF 3278 PILAR 1176 FEVER, com TPI 1.914. Isso mostra que realmente estamos trabalhando no caminho certo: família com muito leite, tipo, vida produtiva e com números comprovados nas avaliações genéticas."

PARTICULARIDADES DAS 4 GERAÇÕES:

MPF MODERNA JAPONA ROB - MB-88:
Produção: 100.224 litros em 3.027 dias (33,11 média)
Partos: 7
Classificação: MB-88 no sétimo parto
Curiosidade: No sexto parto, Moderna teve um grande tumor no olho, e o Marcio Yamamoto, que na época era o veterinário da Fazenda, fez a enucleação e removeu o olho esquerdo. Hoje ela tem uma vida normal.
Reprodução: Está inseminada e com muita saúde para ir para o 8º parto, aos 12 anos.

MPF PILAR MODERNA TOUCHDOWN-MB-88:
Produção: 34.578 litros em 996 dias (34,71 média)
Partos: 3
Classificação: MB-88 no terceiro parto
Curiosidade: Sempre foi meu xodó, e por medo de ela ter poucas filhas, em sua terceira lactação deixei-a para ser doadora (minha predileta). Temos mais de 20 filhas dela, uma melhor que a outra.
Reprodução: Doadora

MPF SANDRA PILAR 619 BAXTER-MB-88:
Produção: 42.087 litros em 1.041 dias (40,42 média)
Partos: 3
Classificação: MB-87 no primeiro e MB-88 no segundo
Curiosidades: De propriedade de João Vitor Figueiredo, que a escolheu quando ele tinha 2 anos.
Reprodução: Prenha, com previsão do 4º parto para dezembro
GTPI: 1.719
DPR: 0,4
PL: 3,1
TIPO: 2,4
ÚBERE: 2,17
PERNAS-PÉS: 1,86

MPF 3278 PILAR 1176 FEVER:
Mérito Liquido: 386
GTPI: 1.914
PL: 4,3
TIPO: 2,70
ÚBERE: 2,24
PERNAS -PÉS: 2,02
Reprodução: Pronta para ser inseminada e dar continuidade nessa história de sucesso.

Por Reinaldo Carlos Figueiredo
Revisão: Vanessa Bortolanza Figueiredo


Visite o site da fazenda: www.fazendafigueiredo.com.br


Depoimento sobre a utilização do sistema IDEAGRI:
Luís Carlos Figueiredo, Cristalina - GO. "Visando uma melhor análise dos índices zootécnicos da fazenda e seguindo as indicações de amigos, há um ano contratamos o Ideagri. O ganho de tempo aliado ao suporte e a confiança dos dados são alguns dos fatores que mais impressionam nesse software. Outro ponto forte do Ideagri é o atendimento on line, muito rápido e eficaz."