A Pecsa – Pecuária Sustentável da Amazônia, conquistou uma certificação inédita para o setor: é a primeira empresa de pecuária a receber a certificação de Empresa B na América Latina. O selo reconhece o pioneirismo da empresa em adotar boas práticas de agropecuária para produção de carne sem desmatamento na Amazônia. A Pecsa é cliente e parceira IDEAGRI.

imagem

Esta certificação implica em cumprir com um alto padrão de gestão e transparência. Para ser uma Empresa B certificada, é preciso passar por um processo de avaliação rigoroso, com 165 critérios abrangendo os temas de Governança, Trabalhadores, Comunidade e Meio ambiente, e uma verificação pela equipe do B Lab, organização responsável pelo movimento global de Empresas B, sediada nos EUA/Califórnia.

Para o facilitador de certificação do Sistema B, que administra o movimento na América Latina, Pedro Augusto, a indústria da pecuária é de grande importância para a sociedade, já que é parte da base de alimentação de grande parte da população mundial, ao mesmo tempo que é, em sua maioria, altamente insustentável. Na contramão disso, as Empresas B propõem uma dinâmica sustentável e de responsabilidade social e ambiental.

O facilitador afirma ainda que “ter uma Empresa B como a Pecsa, significa que é possível fazer negócios de uma forma diferente, e que é possível gerar transformações positivas em indústrias tradicionais”. Desta forma, a Pecsa mostra que a cada dia a pecuária na Amazônia pode ser sim um negócio sustentável.

Para o diretor de governança da empresa, Laurent Micol, a Pecsa se tornou uma Empresa B pela identificação com essa nova forma de fazer negócios, que seja melhor para os trabalhadores, as comunidades e o ambiente. “A certificação como Empresa B nos faz ainda mais comprometidos em continuar melhorando sempre nosso desempenho em todos os aspectos da gestão da empresa”, salienta Laurent Micol.

Empresas B são empresas que geram benefícios sociais e ambientais a partir dos seus negócios. O Movimento B conta com 70 empresas certificadas no Brasil, pertencentes a 20 setores de atividades diferentes. No mundo, já são mais 2 mil empresas certificadas, todas comprometidas com uma nova visão de sucesso nos negócios.