Os dados de marcadores moleculares são poderosas ferramentas utilizadas para o aumento da produtividade no campo. Veja detalhes do curso será oferecido também por meio de vídeoconferência e ocorrerá na próxima semana.

Direcionado a estudantes de pós-graduação de Genética e Melhoramento ou áreas afins, com formação básica ou avançada na área de Genética e Melhoramento, o curso tem o objetivo de treinar participantes para o uso dos principais aplicativos computacionais utilizados na análise genética de dados obtidos por marcadores moleculares. De acordo com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Juliano Lino Ferreira, que ministrará o curso, os marcadores moleculares estão diretamente relacionados ao DNA das plantas em estudo, permitindo que se faça seleção para ganho de produtividade com menos erros. Nesse contexto, o manuseio e interpretação de dados desses marcadores, que será abordado no curso, torna-se um importante aliado no treinamento de recursos humanos visando uma maior eficiência e rapidez no desenvolvimento de cultivares.


De acordo com Ferreira, a demanda mundial por alimentos até 2050 aumentará em 70 por cento. Ele explica que em virtude da conscientização e apelo ambiental, o atendimento dessa demanda não se dará por meio da expansão da fronteira agrícola e sim pela via do aumento da produtividade. Nesse sentido, explica o pesquisador, o melhoramento genético será decisivo para o atendimento dessa demanda. “As principais culturas agrícolas já se encontram no limite de produtividade. Dessa maneira precisamos de novas tecnologias para auxiliar a superar essa limitação”, explica Ferreira destaca que o curso, no contexto em que está sendo oferecido, é inédito. Em 2014 ele foi oferecido na Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, porém de maneira presencial. O diferencial dessa vez, é que o curso poderá ser acompanhado também por meio de videoconferência, possibilitando a participação de interessados do Brasil e do exterior.

INFORMAÇÕES:
Curso sobre Análise Computacional de Dados de Marcadores Moleculares

  • Período: 11 a 13 de agosto de 2015
  • Local: Universidade Federal de Lavras
  • Público-alvo: Pós-graduandos e profissionais da área de Genética e Melhoramento ou áreas afins.
  • Investimento: O valor é R$5,00 por pessoa para a inscrição não presencial e R$15,00 para presencial

[ CLIQUE PARA MAIS INFORMAÇÕES ]