Constantes mudanças econômicas, políticas, mercadológicas, sociais e tecnológicas, agregadas de alterações na percepção dos clientes em relação aos produtos e serviços ofertados, fazem com que as organizações busquem ferramentas de orientação dentro de novas realidades. A aplicação de um sistema de medição e acompanhamento dos indicadores de desempenho configura-se como uma medida acertada nesta tarefa. Leia o ponto de vista e confira informações sobre o IDEAGRI Control - o sistema web de gestão de metas do IDEAGRI.


Todo planejamento deve passar por uma análise do passado, a fim de identificar quais foram os erros cometidos ou resultados que podem ser melhorados. Como uma fazenda é um sistema complexo, a identificação dos fatores críticos de sucesso na atividade leiteira é fundamental para entender onde ocorreram falhas que resultaram em maior impacto na atividade. Em geral, os produtores conhecem bem seus fatores críticos de sucesso, mas gastam pouco tempo criticando os resultados alcançados e propondo desafios de melhoria para o próximo ano.

Existem alguns fatores críticos de sucesso que podem variar de acordo com a fazenda, no entanto, os mais comuns são: custo de produção, média de leite produzido por vaca, reprodução, mortalidade e descarte, qualidade de leite e ganho de peso de recria.

A utilização de índices financeiros e zootécnicos auxilia na identificação de falhas e quais as principais oportunidades de melhorias. Por exemplo, imagine uma fazenda com resultado de mortalidade de recria alto. Como esse é um indicador muito importante, foi definido que seria necessário reduzir a mortalidade para o próximo ano. Mas, como definir quanto deve ser melhorado no índice? Algumas referências podem ser utilizadas, como resultados obtidos por outras propriedades ou resultados de anos anteriores da fazenda. É bom lembrar que resultados diferentes só serão alcançados com ações diferentes. Por isso, ao definir metas de melhoria para o próximo ano, é fundamental definir ações que garantirão que esses resultados serão obtidos.

A definição das ações a serem implantadas deve partir de uma avaliação honesta dos fatos que levaram ao resultado indesejado, ou seja, é imprescindível chegar às causas do problema para propor ações de correção. As ações devem ser documentadas em um plano de ação para nos lembrarmos de executá-las ao longo do ano.

O fim do ano é um bom momento para avaliar os resultados alcançados e traçar objetivos de melhoria para o ano seguinte. Após uma avaliação honesta do ano anterior, é necessário definir as metas do próximo ano. A definição das metas deve estar baseada em indicadores que serão monitorados na fazenda, pois é frustrante ter uma meta e não conseguir saber se ela está sendo atingida ou não. Comece com poucas metas no primeiro ano e aumente à medida que a fazenda evoluir na apuração dos resultados.

Um fato muito importante de qualquer meta é que é preciso nos conectar emocionalmente com ela. Essa conexão emocional nada mais é que pensar todos os dias nessa meta, ou seja, nossas ações serão direcionadas pela mesma. Uma prática que facilita essa conexão é definir uma meta geral que se fixará na mente. Por exemplo, definir que a meta da fazenda será vender 1 milhão de litros de leite no ano. Embora essa meta esteja desdobrada por mês para que possa ser checada mensalmente, o valor a ser lembrado será 1 milhão de litros de leite. Em toda checagem mensal, se a meta estiver sendo alcançada será lembrado que a fazenda está no caminho do seu objetivo final. Isso é o que motiva e impulsiona as pessoas.

As metas financeiras devem partir de um orçamento bem realizado. A base para o orçamento de uma fazenda de leite é a evolução de rebanho, onde serão consideradas as variações de quantidade de animais em cada categoria ao longo do ano. Como dito anteriormente, as metas devem ser definidas para cada mês do ano e checadas mensalmente. A checagem das metas e definição de ações nos resultados não alcançados nos auxilia a voltar a fazenda para atingir a meta mensal, e por consequência a meta do ano.

Portanto, planeje os resultados desejados e cheque periodicamente o alcance das metas. Caso elas não estejam sendo atingidas, aja rapidamente para corrigir eventuais falhas.



Por Sérgio Soares, equipe ReHAgro


O IDEAGRI disponibiliza, em seu portifólio de serviços, um sistema web específico para gestão de metas de empresas rurais: IDEAGRI Control.


IDEAGRI Control: Monitoramento de informações do planejamento estratégico traçado. Aumento da competitividade. Redução de custos. Elevação da qualidade dos produtos e serviços.

Para mais detalhes, entre em contato com nossa equipe clicando aqui!