Atualmente, o uso de "proteção de tela" pode ser considerado desnecessário, uma vez que os monitores mais novos (de cristal líquido - LCD) não são danificados por imagens estáticas. Além disso, a utilização adequada das "configurações de energia" assegura uma vida útil maior do equipamento e economiza energia. Confira, na dica, as configurações recomendadas.

A recomendação é configurar o seu computador para NÃO exibir uma proteção de tela. Ao invés disso, vá até as configurações de energia e configure o monitor para desligar após um determinado período (por exemplo, dois minutos). Assim, quando o computador não está sendo usado o monitor será desligado, assegurando a vida útil do dispositivo e, ao mesmo tempo, poupando energia.


Veja abaixo como configurar:

Vá ao menu Iniciar> Painel de Controle. No Painel de Pesquisa (canto superior direito) digite Energia e clique em Opções de Energia.

Tela

Escolha o plano desejado (o que melhor atende suas necessidades) e, ao lado direito de seu nome, clique em Alterar configurações do plano.

Tela

Em "Desligar vídeo", escolha o tempo desejado para que o monitor seja desativado. É importante destacar que o monitor apenas será desligado após o período de tempo configurado, desde que o computador esteja ocioso (sem uso direto do mouse ou do teclado).

Tela

Pode parecer estranho, pois o monitor “desliga” – tecnicamente, ele entra em modo "stand by". Para retornar, basta mover o mouse.

Este procedimento não indica que o consumo de recursos pelo computador através do processo "Tempo Ocioso do Sistema" seja efetivamente reduzido, porém define um excelente padrão de consumo e bem-estar ao monitor.


Por Amilton Junior

Fonte: http://www.dicasemgeral.xpg.com.br