Através da Rotina ‘Alteração Coletiva’, é possível aplicar alterações cadastrais em múltiplos registros de animais, de uma só vez. A tela contempla aplicativos que otimizam a edição dos dados, garantindo agilidade à organização das informações. Além de facilitar o trabalho, a rotina somente realiza alterações compatíveis com as validações do sistema. Rapidez, praticidade e segurança! Confira os detalhes da rotina, nesta dica.

 


ACESSO

A rotina está no Menu ‘Animal’, Botão ‘Alteração Coletiva’.

menu-animal.jpgseta.pngalteracao-coletiva.jpg


FLUXO DA ROTINA

O processo de alteração coletiva das informações cadastrais dos animais é realizado por meio das seguintes etapas:

FILTRAGEM DOS REGISTROS

INSERÇÃO E APLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES A SEREM ALTERADAS

VALIDAÇÃO E GRAVAÇÃO DAS ALTERAÇÕES


DESCRIÇÃO DA TELA

Antes de prosseguirmos com o detalhamento e exemplificação das etapas, confira a descrição das áreas e aplicativos da tela:

 Área Função #Identificação Descrição
Seleção de dados       Filtragem dos registros cujas informações serão alteradas      1Sexo Busca de machos, fêmeas ou ambos.
 2Baixado Busca de animais baixados, não baixados ou ambos.
 3 Setor Busca de animais localizados em determinado setor. Os setores são cadastrados no Menu 'Fazenda'. Todo animal deve estar, obrigatoriamente, alocado em algum setor, previamente cadastro no Menu 'Fazenda'. 
 4Tipo de grupo  Busca pelo tipo de grupo ao qual os registros estão associados.
 5Grupo Busca pelo grupo ao qual os registros estão associados.
 6Filtrar Botão de aplicação dos critérios de busca, cujo resultado será mostrado no grid da tela (Área 'Dados'). 
 7Mais Filtros  Opção de aplicação de critérios adicionais aos básicos dessa área. O usário pode criar filtros específicos, considerando diversas categorias e características.
Alteração coletiva de dados do grid      Preenchimento, seleção e/ou marcação de campos que comporão as informações a serem aplicadas aos registros selecionados no grid.     8Campos de alteração 

Campos que podem ser utilizados para alterar alguma informação dos animais filtrados.

DICA: ao lado destes campos, há uma caixa de seleção que faz com que todos os dados dos animais selecionados no grid (referentes ao campo cuja caixa esteja selecionada) sejam apagados de forma coletiva, na aplicação das mudanças.

 

 

 9Adicionar Nesta divisão, o usuário pode preencher caracteres que serão inseridos antes ou depois do campo selecionado (que são as colunas do grid).
 10Copiar Nesta divisão, o usuário pode copiar informações de um campo do grid para outro.
 11Cortar para caber Com a seleção desta caixa, o sistema automaticamente preenche os campos até o limite de caracteres disponíveis. Se a opção estiver desmarcada, após a aplicação das mudanças, o sistema informará que houve inconsistência no preenchimento, passando a condicionar a gravação da alteração à correção do campo que exceda aos caracteres disponíveis.  
 12Botões de ação 

Aplicar altrações aos marcados: botão de aplicação das alterações preenchidas, selecionadas ou marcadas nesta área. 

Modelo CSV: clique aqui para visualizar a dica sobre essa funcionalidade.

Alteração coletiva de números - CSV: clique aqui para visualizar a dica sobre essa funcionalidade.

Dados   Grid de apresentação e edição dos registros filtrados.  13Coluna 'Ação' Campo utilizado para selecionar ou desmarcar todos (clicando sobre o título da coluna) ou alternados registros (clicando na linha desejada). 
 14Grid Composto por: Ação / Número / Nascimento / Entrada / Desmama / Aptidão / Prefixo / Sufixo / Série alfa / RGN / RGD / Nome resumido / Nome completo / Pelagem / Proprietário / Status / Código Ativo
 15Barra de rolagem Permite a visualização de todas as colunas do grid.
Botões de ação   Contempla funções de busca, apresentação ou verificação dos registros no grid  16Busca Localiza, pelo número do animal, o registro respectivo no grid.
 17Esconder não marcados Botão que facilitar as alterações ao ocultar registros que obedeçam aos critérios de filtragem, mas que não serão alterados (posto que não estão marcados na Coluna 'Ação'). 
 18Verifica registro selecionado A gravação da tela de alteração coletiva somente ocorre quando não há nenhuma incosistência na validação da aplicação solicitada. Quando o sistema não grava e avisa sobre a inconsistência, através deste botão, o usuário pode verificar individualmente cada incosistência a fim de realizar os ajustes necessários.

FILTRAGEM DOS REGISTROS

Para iniciar as alterações, o usuário deve filtrar os animais desejados que aparecerão no grid, de acordo com os critérios e ferramentas de busca da Área 'Seleção de dados'.

Caso o objetivo seja alterar dados de animais externos, ou seja, que não pertencem à fazenda, é necessário marcar esta opção antes de realizar a filtragem:


INSERÇÃO E APLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES A SEREM ALTERADAS

Para aplicar as mudanças inseridas, o usuário deve selecionar os registros no grid (através da Coluna 'Ação') e clicar no Botão 'Aplicar alterações aos selecionados'.

  • Dica: é fundamental a conferência dos dados preenchidos, selecionados e marcados na área de alteração, posto que todos as informações serão aplicadas aos registros selecionados.

VALIDAÇÃO E GRAVAÇÃO DAS ALTERAÇÕES

Após a aplicação das alterações, o sistema fará uma validação da consistência das modificações e seus impactos nos registros dos animais. Havendo incosistências, uma mensagem será mostrada e, no grid, permanecerão os registros cuja validação não foi possível.

  • Dica: para verificar pontualmente as inconsistências, basta clicar sobre a linha de cada registro e clicar no Botão 'Verifica registro selecionado'. O sistema exibe uma mensagem com o detalhamento da inconsistência específica.

Ao final das alterações, basta clicar em 'Gravar'. 

  • Dica: mesmo que o usuário opte por não corrigir as inconsistências que ficaram à mostra no grid, a alteração dos demais registros (que foram validados na aplicação) deve ser gravada.