Poder lançar partos sem informações reprodutivas anteriores da matriz facilita o início dos trabalhos de informatização, especialmente quando a fazenda não dispõe dos registros históricos. No Sistema IDEAGRI, este tipo de lançamento pode ser feito diretamente na Tela Parto. O sistema cria, automaticamente, os registros de cobrição e diagnóstico, conferindo agilidade ao processo.


IMPORTANTE: Para que seja possível lançar um parto para a matriz, como o primeiro lançamento reprodutivo no sistema, não podem existir registros reprodutivos anteriores para a matriz.

A opção fica disponível na tela de parto, acessada a partir do menu “Reprodução”, como destacado a seguir:

Imagem
 
Marque a opção “Mostrar fêmeas sem registro reprodutivo” e clique em filtrar. Perceba que as matrizes, sem quaisquer lançamentos reprodutivos no sistema, serão mostradas no grid, sem data de parto provável preenchida (matriz 2022, destacada em azul, no exemplo).

No caso de matrizes que possuam lançamentos que as fizeram gestantes, o campo “Data de parto provável” no grid vem preenchido (matriz 1671, destacada em amarelo, no exemplo).

Imagem 

Caso a opção “Mostrar fêmeas sem registro reprodutivo” não estivesse marcada, seriam exibidas no grid apenas fêmeas gestantes.

Para lançar o parto para a matriz sem registros anteriores, basta preencher a data de parto e quaisquer outras informações adicionais e clicar em “Gravar”.

Imagem 

O sistema criará, automaticamente, um registro de Cobrição. Para conferir, consultamos, no menu “Reprodução”, através do ícone “Inseminação/Cobrição”, na aba “Histórico”, os dados da matriz:

Imagem 

A data foi calculada da seguinte maneira: Data do parto – Período de gestação em dias para a raça (em nosso exemplo, a matriz era Holandêsa). Este parâmetro fica em “Configurações”.

Imagem
 
A raça do touro para criação da cobrição automática é a mesma da matriz. A cria terá a mesma raça da mãe.

Imagem 

Os dados da cria podem ser editados na ficha da mesma.

O sistema gera, também, um diagnóstico positivo automático. Para conferir, consultamos, no menu “Reprodução”, no ícone “Diagnóstico Reprodutivos”, na aba “Histórico”, os dados da matriz:

Imagem 

Veja o histórico reprodutivo consolidado da matriz, na ficha completa da mesma.

 Imagem