Está na hora de pensar e agir estrategicamente. Confira neste ponto de vista quais são as dúvidas mais frequentes na hora de executar o plano e saiba mais sobre uma nova oportunidade de capacitação do Rehagro, Direção Estratégica, em Lavras/MG, e mude o rumo do seu negócio.



Há quem diga que, quanto mais lemos sobre planejamento estratégico em livros, artigos, revistas, na web, mais sentimos falta de um pedaço da história. Como diríamos aqui em Minas, sentimos que falta um “finalzinho”. Dando uma parada para explicar o mineirês, o nosso “inho” não necessariamente significa algo pequeno ou sem importância... Fazemos o planejamento (analisando vários fatores internos, externos, forças, fraquezas, considerando a missão e a visão que temos para o negócio, metas, indicadores...). E aí? Como podemos executar o que foi planejado? Como podemos ter a certeza de que teremos o envolvimento genuíno e profundo de toda a equipe? Como podemos acompanhar os resultados em tempo real e agir para assegurar que estejamos na direção certa? Como podemos analisar sabiamente o plano que nós mesmos traçamos a ponto de criticá-lo e melhorá-lo?

O problema não é ter estas dúvidas, que são muito mais comuns do que possamos imaginar. O que não podemos fazer é deixar de buscar as respostas. Não podemos rotular o planejamento estratégico como algo que não sai do papel e nos acomodar!

Várias metodologias podem ser aplicadas para a implementação efetiva e eficaz de um plano estratégico. Há aquelas específicas para determinado mercado, mas há outras (várias) que podem ser aplicadas em qualquer negócio. O importante é ter acesso a essas metodologias, ferramentas, práticas e colocar as mãos na massa!

Um método que tem se mostrado bastante eficaz, cujo nome refere-se a um painel equilibrado de indicadores (BSC – Balanced Scorecard), tem como premissa que o planejamento seja estabelecido considerando algumas perspectivas (ângulos), que vão desde a capacitação e o crescimento da sua equipe, até o que você define como resultados financeiros a serem atingidos. Mas, como qualquer esforço que contemple pessoas, esta metodologia é totalmente dependente da comunicação clara do que e como deve ser feito e dos ganhos que todos os envolvidos terão, em menor ou maior escala.

Recentemente, recebemos o convite de estruturar um curso focado para estrategistas do meio rural que sintam exatamente a falta das respostas para as perguntas destacadas no início. Ou seja, o pensamento estratégico já existe, o que falta é o roteiro, a direção para o sucesso da execução do plano. Neste cenário, foi criado o Curso de Capacitação Direção Estratégica, que será oferecido pelo Rehagro, programado para novembro, em Lavras / MG. O conteúdo será ministrado em 6 módulos, com encontros mensais de 2 dias. Se você quiser saber mais sobre esta oportunidade, entre em contato conosco (contato@ideagri.com.br). Se você se interessou sobre metodologias de execução do planejamento estratégico, confira também os diversos artigos sobre o BSC que temos publicado neste site!


Leonora

Leonora Duarte, CBPP, especialista em gestão e processos de negócio, administradora e gerente de processos IDEAGRI




INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Direção Estratégica

Lavras / MG

O curso de capacitação Direção Estratégica busca, através de professores com profundo conhecimento teórico e ampla experiência prática, fomentar o pensamento estratégico, bem como a aplicação de ferramentas de diagnóstico ambiental e de implantação e acompanhamento de ações estratégicas planejadas. O foco do curso está na construção de técnicas gerenciais que poderão ser empregadas pelo estrategista na obtenção dos objetivos do negócio, gerar impactos na rentabilidade e na projeção do seu grau de competitividade.

Público alvo:
Profissionais envolvidos na estratégia das empresas nas quais atuam e técnicos que busquem conhecimento aplicável e ferramentas práticas para definir e gerenciar o Planejamento Estratégico.


Diferenciais do programa:

  • Ferramentas práticas construídas ao longo de curso e aplicáveis no próprio negócio do participante;
  • Estudos de caso em sala de aula para fixação do conhecimento;
  • Professores com profundo conhecimento teórico e ampla experiência prática de mercado.

Resultados esperados:

  • Maior capacidade de analisar o cenário e a visão de futuro;
  • Aplicação de técnicas de gerenciamento, motivação e comunicação da equipe estratégica;
  • Capacidade de desenhar e analisar a cadeia de valor do negócio para a otimização dos seus processos principais;
  • Aumento da visão crítica da gestão de empresas;
  • Montagem do Kit Estratégico: composto por exercícios práticos sobre todas as etapas, da concepção à aplicação do plano estratégico;
  • Definição dos sinalizadores financeiros e de processo a serem acompanhados;
  • Impacto na rentabilidade da atividade.

Formato do curso:
6 encontros mensais de 2 dias, segundas de 13h às 21h e terças de 8h às 18h.

Programa do curso:

MóduloTemas
1Gestão de Pessoas e Equipes
  • Modelos Mentais;
  • Perfis pessoais;
  • Motivação;
  • Comunicação.
2Pensamento, Visão e Gestão Estratégica
  • Palestra sobre a prática do pensamento e ação estratégicos;
  • Aplicações do planejamento estratégico no dia-a-dia de mercado;
  • Pensamento Estratégico como habilidade essencial para o sucesso;
  • Visão Estratégica;
  • Planejamento X Gestão Estratégica;
  • Aplicação de ferramentas práticas para o diagnóstico da identidade do negócio;
  • Conhecimento do perfil e do potencial da organização a fim de traçar o planejamento.
3Processos de Negócio
  • Cadeia de valor;
  • Processos essenciais;
  • Indicadores de desempenho;
  • Ferramentas de gestão.
4Análise de indicadores econômico-financeiros
  • Conhecimento de indicadores econômico-financeiros para a priorização destes no planejamento estratégico;
5Painel Estratégico
  • Estabelecimento dos objetivos estratégicos, táticos e operacionais;
  • Definição dos planos de ação;
  • Uso de ferramentas de planejamento em caso prático;
  • Gerenciamento dos resultados e reavaliação do planejamento;
  • Uso de ferramentas de gerenciamento em caso prático.
6

Aplicação de ferramentas de gestão estratégica

  • Exercício de execução de um planejamento estratégico de um caso prático, com apoio de ferramentas tecnológicas.

O Rehagro se reserva o direito de alterar o programa antes do início curso caso julgue necessário para o bom andamento das atividades, sem prejuízo ao conteúdo ministrado.

IMG